segunda, 04 de março de 2024
Geral
31/01/2024 | 14:48

Cursos técnicos se destacam por atividades práticas, otimização do tempo e qualidade do ensino em Itajaí

Menor tempo de duração, agilidade no aprendizado e teoria unida à prática: essas são apenas algumas das vantagens oferecidas em cursos técnicos profissionalizantes – cada vez mais necessários no mercado de trabalho. A procura por mão de obra especializada é uma constante, especialmente em Santa Catarina. Prova disso foi a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelando que nove em cada dez técnicos industriais de nível médio formados pelo SENAI no estado estão empregados. 
 
Pensando nisso, o SENAI de Itajaí mantém o olhar sempre voltado para as necessidades das empresas locais, a fim de suprir as demandas da indústria. Neste ano, por exemplo, estão disponíveis os cursos técnicos em Eletromecânica, Eletrotécnica, Mecânica, Automação Industrial (Semipresencial), Desenvolvimento de Sistemas (EAD), Administração (EAD) e Segurança do Trabalho (EAD).
 
Conforme explica a coordenadora de mercado do SENAI, Carina Imhof, qualquer pessoa, independentemente da idade, pode buscar uma nova profissão ou aprimorar suas habilidades por meio desses cursos, é necessário, apenas, estar cursando pelo menos o segundo ano do ensino médio ou já estar formado. 
 
“A flexibilidade dos programas atende às diferentes faixas etárias, permitindo que adultos busquem novas oportunidades de carreira. A escolha de iniciar um curso técnico deve ser baseada nas metas individuais e nas necessidades específicas de cada pessoa”, completa ela.
 
Ainda de acordo com a pesquisa, que foi realizada pelo Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco, no recorte nacional, 91,1% das empresas pesquisadas declararam preferir contratar técnicos formados pela entidade e 88,2% dos egressos informaram que pretendem ou já estão fazendo outro curso do SENAI.
 
Para Carina, a escolha dos cursos se dá principalmente diante das vantagens como a rápida entrada no mercado de trabalho e foco em habilidades práticas. “Esses programas capacitam os alunos com conhecimentos específicos da área escolhida, aumentando suas chances de empregabilidade. Isso é especialmente valioso em setores em crescimento, como logística, eletromecânica, têxtil, construção civil e desenvolvimento de sistemas, onde os graduados podem contribuir imediatamente para a economia”, explica.
 
SENAI
 
O SENAI se destaca como uma instituição de ensino técnico, reconhecida pela qualidade dos cursos técnicos e por manter uma estreita relação com as demandas do mercado de trabalho. Além disso, o SENAI investe em infraestrutura moderna e laboratórios bem equipados, proporcionando um ambiente propício para a prática e aplicação dos conhecimentos adquiridos. 
 
De acordo com Silvana Meneghini, gerente-executiva do SESI e do SENAI na região do Vale do Itajaí Mirim, investir na educação é investir no futuro. “A escolha por um curso técnico pode ser a chave para uma mudança de vida pessoal e profissional.  Os alunos que passaram pelo SENAI nestas décadas de existência da Instituição hoje são profissionais muito bem cotados no mercado de trabalho,  assim como muitos optaram por empreender e estão à frente do seu próprio negócio”.
 
A presença de docentes qualificados, muitos dos quais com experiência profissional relevante, contribui para a formação sólida dos alunos. A instituição também possui parcerias com empresas, facilitando estágios e inserção no mercado de trabalho. 
 
As matrículas para os cursos técnicos estão abertas até dia 15 de fevereiro e podem ser realizadas presencialmente no SENAI de Itajaí na Rua Leodegário Pedro da Silva, 800, Barra do Rio ou ainda podem ser esclarecidas dúvidas pelo telefone (47) 3341-2800.

JORNAL IMPRESSO
01/03/2024
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS