O concurso para escolha do projeto do novo Portal Turístico de Balneário Piçarras já tem um vencedor: a empresa Solis Arquitetura. O portal estará localizado na entrada da cidade, na Avenida Getúlio Vargas.
O concurso contou com 15 inscrições, entre as quais apenas 7 foram homologadas e o vencedor foi escolhido por atender pré-requisitos, entre eles a execução com o menor valor. A concorrência foi voltada para arquitetos e engenheiros diplomados em nível superior.
O concurso instituiu que os inscritos deveriam propor projetos que não ultrapassassem o investimento público de R$ 1 milhão. O orçamento preliminar poderá passar por reajustes, com base nos orçamentos reais que serão realizados pelo setor público a fim de viabilizar a licitação para executar a obra.
Um dos diferenciais do projeto da Solis Arquitetura é a proposta de inclusão de totens nos acessos da cidade, às margens da BR101, para facilitar a identificação do município. A criação da proposta levou em consideração cores relacionadas à paisagem praiana, em tons de azul e verde. O projeto inclui ainda a instalação de bebedouros e lixeiras. “O portal anterior foi destruído em decorrência de um vendaval. O prefeito incumbiu à Secretaria de Turismo a tarefa de viabilizar o projeto do novo pórtico. A ideia foi incluir a participação popular, por meio deste concurso”, explicou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, João Eduardo Sensi.