segunda, 04 de março de 2024
Cultura
24/01/2024 | 22:10

Abertas as inscrições para credenciamento de oficineiros no Programa Arte nos Bairros

Está aberto o edital de credenciamento de oficineiros no Programa Arte nos Bairros de Itajaí, promovido pela Fundação Cultural. As inscrições iniciam nesta terça-feira (23) e seguem até as 18h do dia 23 de fevereiro. Os oficineiros contratados ministrarão atividades práticas e de iniciação em nove modalidades artísticas.
 
Os oficineiros podem se inscrever e enviar os documentos exigidos pelo edital de forma on-line pelo sistema Prosas (acesse aqui). Para ser oficineiro do Programa é necessário ter mais de 18 anos e exercer trabalhos artísticos no Município há pelo menos dois anos.
 
As inscrições serão avaliadas pelo Conselho Deliberativo da Fundação Cultural e os credenciados serão divulgados por meio do Diário Oficial do Município. Os professores contratados conduzirão oficinas gratuitas, ministradas nos bairros de Itajaí, nos períodos matutino, vespertino e noturno, em conformidade com as demandas locais, entre os meses de março e dezembro de 2024.
 
O Conselho Deliberativo observará o conteúdo apresentado pelos inscritos, os benefícios culturais e sociais oferecidos à comunidade e a capacidade técnica de operacionalização, de acordo com os seguintes critérios: relevância do currículo e atividades; capacidade técnica para realização da oficina; experiências em atividades artístico-pedagógicas; comprovações de ações realizadas em equipamentos públicos e ou comunitários e/ou coletivo; participação em projeto(s) e ações cultural(is) no Município. Os profissionais que já participaram do programa como oficineiros também serão avaliados pelo trabalho já desenvolvido.
 
As oficinas ministradas devem contemplar as seguintes áreas: Artes Visuais (pintura, desenho, fotografia, entre outras), Expressões Artísticas e Culturais Afro-Brasileiras (capoeira, ritmos, entre outras), Dança (Ballet, Contemporânea, Street Dance, entre outras), Audiovisual, Teatro e Circo, Patinação artística, Literatura, Cultura Popular (artesanato, boi de mamão, entre outras), Música e Corais.
 
O edital completo de credenciamento também pode ser consultado aqui e ao final desta matéria.
 
Sobre o Arte nos Bairros
 
Reativado em 2017, o programa da Fundação Cultural de Itajaí já atendeu mais de 14 mil alunos. Durante a pandemia, as aulas presenciais foram suspensas, mas surgiram novas formas de ensino por meio de plataformas on-line. Em 2021, o programa seguiu em formato híbrido, com aulas remotas e presenciais. Em 2022, os encontros presenciais foram retomados e em 2023 o programa também funcionou de forma 100% presencial.
 
No ano passado, mais de quatro mil alunos foram atendidos pelo programa, que ofertou 63 oficinas. Ao todo, 87 professores ministraram aulas em 83 polos distribuídos por 29 localidades de Itajaí.
 
Fonte: SECOM Itajaí

JORNAL IMPRESSO
01/03/2024
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS