segunda, 04 de março de 2024
Cultura
24/01/2024 | 17:38

Projeto Biblioteca à Bordo volta a ser realizado em Itajaí

 Recomeça na próxima segunda-feira (29) mais uma temporada do Projeto Biblioteca à Bordo - Navegando na Literatura Popular Catarinense. O projeto idealizado pelo escritor itajaiense Nilson José existe desde 2019. O objetivo é ajudar a melhorar a imagem do pescador na sociedade; incentivando por intermédio da leitura, melhorar o vocabulário, o censo crítico e o nível cultural. “Esse é um projeto pioneiro no Estado direcionado aos pecadores. Itajaí é uma cidade reconhecida nacionalmente como Capital Nacional da Pesca e maior polo pesqueiro do país, são cerca de 500 embarcações pesqueiras distribuídas nas mais variadas modalidades de pesca, que entram e saem todos meses no nosso porto, e cerca de quase 3 mil pescadores”, explica Nilson. 
 
          Nilson José lembra que desde o início do Projeto já foram distribuídos gratuitamente a bordo das embarcações cerca de três mil títulos de livros de vários escritores itajainenses e catarinenses que contribuem com o Projeto. “É importante lembrar que no exercício da profissão, muitos desses pescadores chegam a ficar mais de 30 dias em alto mar em áreas distantes, o que dificulta o acesso a internet e TV por exemplo, e se tiver um livro a bordo eles iram ler nos momentos de uma longa viagem ou até mesmo ancorados”, fala.  
 
          A distribuição começará na próxima segunda-feira (29) nos trapiches localizados na Avenida Prefeito Paulo Bauer, no centro de Itajaí, e percorrerá outros trapiches espalhados ao longo das margens do Rio Itajaí-açu. “Creio que estamos dando uma grande contribuição com esses trabalhadores do mar, que em muitos casos são menosprezados e marginalizados, mas que com o esforço e trabalho de suas mãos, ajudam no crescimento socioeconômico da nossa cidade e estado gerando renda e emprego”, finaliza Nilson; que além de escritor, atuou por mais de 30 anos na pesca e tem amor e respeito incondicionais às atividades ligadas à pesca. 

JORNAL IMPRESSO
01/03/2024
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS