terça, 27 de fevereiro de 2024
Educação
24/01/2024 | 17:32

IFSC tem inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional

Estão abertas até 5 de fevereiro as inscrições para cursos de qualificação profissional do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
 
Além dos cursos rápidos voltados ao aperfeiçoamento profissional em diversas áreas, como informática, cozinha, administração e mecânica, também há oferta de cursos de idiomas, de teatro de animação e de prática de orquestra.
 
Todos os cursos são gratuitos, com atividades ainda no primeiro semestre de 2024. Há opções de curso a distância e presenciais, em vários câmpus do IFSC.
 
No total, os quatro editais abertos ofertam 3.376 vagas em 122 cursos nas seguintes cidades: Araranguá, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages, Palhoça, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê.
 
A lista completa de cursos com vagas abertas e todas as informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas no hotsite www.ifsc.edu.br/qualifica. É importante que os interessados leiam com atenção os editais que têm as normas do processo seletivo.
 
Como se inscrever
 
As inscrições on-line para os cursos de qualificação profissional (Edital 22/Deing/2024/1), cursos de idiomas (Edital 23/Deing/2024/1), Teatro de Animação do Câmpus Florianópolis (Edital 24/Deing/2024/1) e Prática de Orquestra do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro (Edital 25/Deing/2024/1) devem ser feitas até 5 de fevereiro, pelo Sistema de Inscrições do IFSC.
 
Não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo.
 
Sobre os cursos
 
Os cursos de qualificação profissional (formação inicial e continuada) são de curta duração, voltados para formação e aperfeiçoamento profissional. Os cursos com vagas abertas estão listados no Edital 22/Deing/2024/1, que é o documento que orienta o processo seletivo para os cursos de qualificação.
 
Os cursos de idiomas também são cursos de qualificação profissional. As vagas estão listadas no Edital 23/Deing/2024/1, com opções em diversos níveis de Inglês, Espanhol, Libras e Português para Estrangeiros.
 
O curso de Teatro de Animação, ofertado pelo Câmpus Florianópolis, abriu 40 vagas em duas turmas: uma na modalidade Teatro de Objetos e outra na modalidade Teatro de Sombras. Para esse curso, além do passo a passo de inscrição on-line, é preciso fazer entrevista, conforme as instruções do Edital 24/Deing/2024/1.
 
O curso de Prática de Orquestra, ofertado pelo Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, abriu 45 vagas para os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão e piano, além de canto lírico e regente assistente. Além do passo a passo para inscrição on-line, os candidatos terão que passar por audição musical em vídeo e entrevista, conforme as instruções do Edital 25/Deing/2024/1.
 
Os editais podem ser acessados na página www.ifsc.edu.br/qualifica
 
Processo seletivo
 
A seleção para os cursos de qualificação profissional e de idiomas será por sorteio público, realizado no dia 7 de fevereiro, às 15h30. A relação dos selecionados em primeira chamada e dos candidatos em lista de espera será divulgada no dia 9 de fevereiro, a partir das 18h. 
 
A seleção para o curso de Teatro de Animação também terá sorteio público, realizado às 10h30 do dia 7 de fevereiro. Após a divulgação da primeira chamada, em 9 de fevereiro, os selecionados serão convocados para entrevista, realizada entre 15 e 19 de fevereiro. O período de matrícula da primeira chamada e manifestação de interesse em vagas eventualmente não preenchidas será de 16 a 20 de fevereiro. A lista daqueles que obtiveram vaga será divulgada em 22 de fevereiro.
 
A seleção para o curso de Prática de Orquestra será por audição musical em vídeo e formulário de entrevista, a serem enviados até 6 de fevereiro, segundo as instruções do edital. Os selecionados em primeira chamada serão divulgados em 9 de fevereiro e as matrículas serão de 16 a 20 de fevereiro.
 
Todos os candidatos devem ler a íntegra do edital que estabelece as normas de seu curso de interesse e acompanhar todas as etapas do cronograma, além de observar os pré-requisitos e etapas necessários à inscrição em cada curso.

JORNAL IMPRESSO
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024
02/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS