segunda, 04 de março de 2024
Geral
22/01/2024 | 17:38

Hospital Marieta Konder Bornhausen seleciona profissionais de escola técnica de Itajaí

Para superar um dos principais gargalos no setor de saúde, a falta de qualificação da mão de obra, o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen firmou cooperação com uma escola técnica de Itajaí para selecionar técnicos de enfermagem dentre os alunos que estão em processo final de formação, no programa “Trazemos o Emprego até Você”. Segundo dados compilados pelo IPC Maps, o setor de saúde cresce em torno de 13% ao ano e corresponde a cerca de 10% do PIB Brasileiro, mas a formação de enfermeiros e técnicos em enfermagem não acompanha esse avanço, o que pode gerar um apagão de mão-de-obra no setor de saúde nos próximos anos.
 
O Marieta deu início ao processo seletivo junto aos alunos da Escola Técnica Geração, instituição escolhida por deter o mais alto índice de empregabilidade no mercado regional, superior a 80%, e por já ter elaborado currículos de ensino personalizados para a formação de técnicos de enfermagem para hospitais da Capital. O modelo de parceria é considerado de vanguarda e busca entregar profissionais altamente capacitados para determinados nichos de mercado. A escola também detém o Selo Social da Organização das Nações Unidas (ONU) no quesito “Educação de Qualidade”.
 
“O engajamento das instituições de saúde no processo de formação dos profissionais técnicos passou a ser de suma importância para alinhamento entre as necessidades do mercado de trabalho e o futuro da formação dos recursos humanos para a área de saúde, mitigando assim eventuais dificuldades encontradas na mão-de-obra atualmente disponível”, destaca a empreendedora educacional e CEO da escola, Ana Paula Calaes.
 
O processo seletivo conta com três etapas, que incluirão apresentação das instituições, entrevistas e dinâmicas de grupo com os alunos candidatos. Pelo termo de cooperação, o hospital apresentará à escola os resultados do processo seletivo com o mapeamento das competências dos candidatos avaliados, para eventuais aprimoramentos do currículo de ensino. “É uma parceria para uma formação constantemente atualizada, de acordo com os processos internos da instituição hospitalar”, destaca Ana Paula.
 
.....................................
Crédito fotos: Divulgação
Legenda foto: Estudantes na primeira fase do processo seletivo no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen

JORNAL IMPRESSO
01/03/2024
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS