terça, 27 de fevereiro de 2024
Geral
20/01/2024 | 11:54

Abastecimento de água de Itajaí e Navegantes em nível crítico neste sábado

Por volta das 6h deste sábado (20), a situação do sistema de abastecimento de Itajaí e Navegantes ainda é considerada crítica. O motivo é a dificuldade de tratamento da água captada no canal retificado do rio Itajaí-mirim, que chegou ontem a um pico de turbidez 25 vezes acima do limite-padrão, o que somado ao alto consumo levou ao esvaziamento dos reservatórios.
 
O Semasa pede aos consumidores de Itajaí e Navegantes que façam uso racional de água. Baixa pressão e falta d’água podem ocorrer em qualquer bairro da área urbana de ambas as cidades e, por esta razão, imóveis que ainda possuem reservação em caixas d’água e cisternas podem contribuir para que a água da rede seja tenha melhor distribuição ao economizarem.
 
Nesta manhã, água bruta no principal ponto de captação utilizado pelo Semasa apresenta medições de turbidez próximas dos 900 ntu (unidades de turbidez), que são as menores registradas nas últimas 24 horas. O valor limite para o funcionamento otimizado da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque é 100 ntu. Com o excesso de turbidez, o sistema tem o funcionamento interrompido constantemente para limpezas de filtros e decantadores.
 
Os principais reservatórios de Itajaí, na ETA São Roque, estão em cerca de 20% da capacidade. Arapongas e Cabeçudas têm reservação de cerca de 60%, enquanto Morro da Cruz e Morro Cortado encontram-se vazios. Com o início do período de alto consumo nas próximas horas, a tendência é que todos os reservatórios esvaziem muito rapidamente, o que reduz a pressão da rede e impede o funcionamento das bombas (boosters) que enviam água aos pontos altos. Pela mesma razão, o envio de água a Navegantes também não alcança os volumes usuais.
 
A situação pode ser mitigada pela colaboração da população, que deve adiar todas as atividades não essenciais que consumam água, especialmente enchimento de piscinas, grandes lavações de imóveis e calçadas e afins.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024
02/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS