segunda, 04 de março de 2024
Geral
19/01/2024 | 09:22

Lançado Projeto de Pesquisa sobre o Mapeamento do Ecossistema de Apoio ao Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu

Nesta quarta-feira, 17, aconteceu no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), o lançamento oficial do Projeto de Pesquisa intitulado “Mapeamento do Ecossistema de Apoio ao Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu”. O projeto foi idealizado pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí), e, também conta com a participação e organização da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), por juntas atuarem e participarem do Fórum Catarinense do Setor Portuário, ocorrido em julho de 2023.
 
A apresentação foi conduzida pelo idealizador do projeto, Professor dos Cursos de Graduação em Comércio Exterior, e, do Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão Internacionalização e Logística (PMPGIL), Dr. Luiz Eduardo Simão, representando a Univali, e, contou com ainda com a participação do Professor do Curso de Administração – Graduação, Mestrado e Doutorado, Dr. Ademar Dutra, pela Unisul, por meio de web conferência (vídeo).
 
De acordo com o Professor Luiz Eduardo Simão, o projeto apresentado aos participantes é inédito, e, nasceu da necessidade de se descobrir, fazer um diagnóstico para saber o que está por trás de uma  retroárea portuária, onde empresas serão visitadas, assistidas, descobrindo nelas quais são seus avanços e o que se prospectam em termos de novas iniciativas de trabalhos voltados ao “trade” portuário de Itajaí.
 
“O objetivo do nosso projeto realmente é descobrir toda essa cadeia logística de serviços de comércio exterior que existe por trás de um terminal portuário, dando suporte para que o porto de Itajaí, e todos os terminais que estão inseridos no Complexo Portuário, possam estar crescendo cada vez mais. Tão logo estaremos entrando em contato com diversas empresas, em geral, muitas que fazem parte de um ecossistema, pois muitas já dão suporte auxiliando num crescimento”, destacou Luiz.
 
Juntamente com demais entidades de classe, representantes de Terminais de Uso Privado (TUPs), e outros representantes de diversas empresas que atuam nas áreas de Comércio Exterior portuário de Itajaí, a Superintendência do Porto de Itajaí participou do encontro.
 
Representando o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, o Diretor Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza, fez o uso da palavra falando da importância do projeto:
 
“Esse é um momento importantíssimo para toda a cadeia portuária. Hoje, nós não temos dados suficientes do que acontece para fora desse estado aqui no canal de navegação. Nós temos vários setores que necessitariam eminentemente desses dados para poder prospectar novos clientes e novas oportunidades. Então, esse mapeamento feito pela Univali, também em parceria com a Unisul e a UFSC, abrangeria toda essa cadeia logística portuária para ter dados efetivos do que nós produzimos, do que nós temos a produzir, o que todo o Complexo Portuário pode oferecer para todos os interessados, buscar novos clientes, até mesmo de fora do Brasil”, concluiu.

JORNAL IMPRESSO
01/03/2024
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS