Representantes do Sebrae de Santa Catarina estão em Barcelona esta semana em uma missão técnica para promover o desenvolvimento de cidades inteligentes em Santa Catarina. A missão conta com a participação de gestores públicos de municípios que integram o Programa Cidade Empreendedora em Santa Catarina, como prefeitos e secretários municipais, além de representantes de universidades, presidentes de associações empresariais e diretores de centros de inovação. Durante a missão, o Sebrae busca uma aproximação com o ecossistema de Barcelona e participa da Smart City Expo World Congress 2023, que encerra na quinta-feira (9).
Segundo Carlos Henrique Ramos Fonseca, diretor superintendente do Sebrae/SC, a missão técnica busca vivenciar a referência internacional na temática de desenvolvimento de ecossistema, que utiliza a verticalização e especialização como estratégia de atuação para alavancar o empreendedorismo inovador. “A Smart City 2023 reúne mais de 24 mil pessoas de 140 países diferentes, sendo um momento oportuno para que o Sebrae/SC e os gestores públicos catarinenses possam compartilhar experiências, adquirir novos conhecimentos e ter acesso a projetos de vanguarda que possam embasar a discussão sobre o futuro das cidades inseridas no Programa Cidade Empreendedora a partir das perspectivas mais inovadoras”, comenta ele.
O projeto de Planejamento de Ecossistema de Inovação pelo Sebrae/SC, desde 2021, busca apoiar, junto de outras entidades, os ecossistemas catarinenses para que possam conectar atores e priorizar os setores produtivos-tecnológicos estratégicos de cada município. Hoje, a instituição participa ativamente de 25 ecossistemas catarinenses com suas estratégias em execução, envolvendo mais de 30 municípios, e, para apoiar ainda mais o projeto, uma das estratégias é desenvolver e implantar uma metodologia para especializar os 15 Centros de Inovação e conectá-los com os ecossistemas já implantados.
A criação de ambientes favoráveis à inovação, o fortalecimento das parcerias público-privadas e os estímulos ao empreendedorismo local são alguns dos caminhos que os municípios de Santa Catarina podem explorar junto ao Sebrae a partir dos insights que a missão proporcionará. Essas ações tendem a resultar na geração de empregos, no impulsionamento do desenvolvimento econômico e na melhoria da qualidade de vida para todos os cidadãos.