A primeira turma do programa Protetor Ambiental de Balneário Piçarras se formou na noite desta quarta-feira (8), em uma cerimônia realizada na Associação Sênior de Piçarras (ASP). Ao todo, 15 jovens cumpriram a carga horária de 180 horas do curso, aplicado durante seis meses pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina.
O foco do programa é formar jovens mentes voltadas para preservação ambiental. Os alunos têm entre 12 e 14 anos e são representantes das escolas municipais e particulares do município, que foram selecionados por meio da pontuação em uma prova teórica. A Secretaria de Educação e o Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras foram viabilizadoras do curso na cidade.
O curso teve atividades teóricas e práticas sobre a preservação do meio ambiente na Ong SelvAge Mata Atlântica, no Morro Alto, e contou com visitas técnicas a instituições, com início em maio de 2023.
O evento de formatura contou com a presença de autoridades do município e da Polícia Militar. Os alunos receberam certificados de conclusão, ao som da Banda Municipal Zequinha Cardozo, e homenagearam as autoridades que contribuíram para o curso. Durante a solenidade, houve entrega de um certificado de destaque intelectual e um de destaque disciplinar entre os participantes, que receberam entradas do Beto Carrero World como premiação.