domingo, 16 de junho de 2024
Geral
07/11/2023 | 09:26

Camboriú inicia a campanha “Não dê esmola. Dê oportunidades”

A Prefeitura Municipal de Camboriú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, atende diariamente a população em situação de rua em suas necessidades básicas, por meio da Operação Dignidade, que é uma ação desenvolvida em parceria com a Polícia Militar, Abordagem Social e Secretaria de Obras. No mês de outubro foi registrado cerca de 90 abordagens, sendo que 50% delas foram por solicitação da comunidade. Ao todo, foram contabilizados 22 buscas ativas e 32 pessoas foram encaminhadas para o abrigo. A grande maioria das pessoas abordadas não aceitaram os atendimentos oferecidos e usufruem dos espaços públicos, pois é assegurado a elas o direito de ir e vir inerente a todos os cidadãos. Diante disso, o município está lançando a Campanha “Não dê esmola. Dê oportunidades”.
“Desenvolvemos um trabalho incansável diariamente no município, porém, percebemos que em muitos casos a pessoa não aceita o acolhimento ofertado porque tem muitas pessoas da comunidade que ajudam, por exemplo, doando dinheiro, comida ou roupas, entre outras coisas. Essa campanha tem o intuito de conscientizar a comunidade, pois quando se doa dinheiro está contribuindo com que as pessoas permaneçam na situação em que se encontram”, ressalta a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Andréia de Souza Machado ao frisar que o dinheiro doado pode servir inclusive para alimentar o vício da droga e do álcool. “Queremos incentivar o uso adequado e comunitário dos espaços públicos, oferecer oportunidades reais e garantir os direitos da população em situação de rua, o que vai muito além do assistencialismo e do voluntarismo, por isso, precisamos a contribuição de todos nesse processo”, pondera
O município de Camboriú disponibiliza diariamente o serviço de abordagem social e a comunidade pode fazer contato pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social pelo telefone (47) 3365-1919. A Operação Dignidade acontece de forma pontual, em todos os bairros da cidade semanalmente e visa contribuir na resolução das necessidades imediatas e promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais ofertados pelo município e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos.

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS