domingo, 23 de junho de 2024
Cultura
07/11/2023 | 09:14

Catarinense Guilherme Karsten é convidado da Feira Internacional de Livros Infantis na China

Foi através de imagens repletas de cores e detalhes, junto a uma história divertida e que traz uma reflexão importante, que Guilherme Karsten apresentou ao mundo seu livro Aaahhh!, publicado em 2019. E foi esta a obra que garantiu a ele a presença como autor convidado na CCBF – China Shanghai International Children’s Book Fair (Feira Internacional de Livros Infantis de Xangai na China), entre os dias 17 e 19 de novembro. O convite foi conferido ao escritor e ilustrador como prêmio por ter sido o vencedor do Golden Pinwheel Grand Award em 2019, mesmo ano de publicação do livro.
          O autor de sete livros infantis, publicados em mais de 15 idiomas, possui em seu currículo prêmios de renome nacional e internacional, como a Golden Plaque da Bienal de Ilustrações de Bratislava (Eslováquia) em 2019 e o Prêmio Jabuti de “Melhor Livro Ilustrado” em 2021. Embora Karsten esteja levando seu trabalho presencialmente para a China pela primeira vez, o autor contabiliza outras experiências internacionais apresentando sua obra. 
Em 2022, esteve em Nova Iorque e Massachussets, nos Estados Unidos, também com o livro Aaahhh!, com direito a exposição no Consulado Brasileiro de Nova Iorque. Em março de 2023, Karsten divulgou o livro Você é um monstro?, em escolas e livrarias da Inglaterra e País de Gales. Agora, é a vez de desbravar um novo continente e conhecer a China, que já é um dos países que mais publica seus livros fora do Brasil. 
A viagem, que aconteceria em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia, será dividida em duas etapas. A primeira será sua participação na 10ª edição da feira, onde vai fazer parte de mesas de conversas com outros autores, revisão de portfólios de ilustradores e ministrar workshops para artistas. Na ocasião, Guilherme Karsten também vai participar de eventos e encontros com editores. 
          Na segunda parte de seu roteiro pelo país asiático, Karsten vai percorrer mais quatro cidades do interior da China: Guilin, Changsha, Kunming e Shenzhen. Acompanhado de sua editora chinesa, a Magic Elephant Books, o autor vai participar de uma programação especial que engloba visitas a escolas e universidades, além de exibições em museus e outros eventos.
Outro destaque da viagem é a grande exposição do seu trabalho que está sendo organizada pela editora, na Guangxi Normal University Art Gallery, em Guilin. O trabalho de Karsten estará em exibição entre os dias 18 de novembro e 18 de dezembro.  
Para o escritor e ilustrador, a participação na CCBF e o tour pelo país representam a consolidação do seu trabalho através do reconhecimento internacional. “A China é um país totalmente novo para mim e vai ser inspirador poder apresentar o meu trabalho em uma cultura diferente. Quero estar em diversos lugares, sempre levando a mensagem mais importante: divirtam-se! É assim que desejo que os pais e educadores se conectem com as crianças, independente do local ou cultura”, afirma Karsten.  
 
Sobre Guilherme Karsten
Escritor e ilustrador de livros infantis, Guilherme Karsten é de Blumenau, Santa Catarina, e possui sete livros de autoria própria, publicados em mais de 15 idiomas, além de já ter ilustrado mais de 30 livros para autores nacionais e internacionais. Conhecido pelo estilo característico e histórias divertidas, o autor busca despertar a imaginação do leitor de forma lúdica, com o objetivo de transformar seus livros na porta de entrada para o mundo da leitura na vida das crianças. Entre os prêmios conquistados por ele, estão o Prêmio Jabuti de “Melhor Livro Ilustrado” em 2021, o Golden Pinwheel Grand Award (China) em 2019 e a Golden Plaque da Bienal de Ilustrações de Bratislava (Eslováquia) em 2019. Karsten também participa de palestras em eventos relacionados à literatura, infância, educação e criatividade e realiza visitas a escolas e feiras de livros. 

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS