quinta, 30 de novembro de 2023
Geral
03/11/2023 | 10:06

Semasa investe R$ 4 milhões na recuperação da ETA São Roque

A Estação de Tratamento de Água São Roque passou pela primeira reforma geral desde que foi fundada, em 1978. O Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí – realizou a entrega das obras na terça-feira (31), na presença do prefeito de Itajaí Volnei Morastoni, do prefeito de Navegantes, Liba Fronza, e demais autoridades e servidores públicos. Mais de R$ 4 milhões forma investidos na revisão da parte estrutural com nova fachada, novo sistema elétrico e hidráulico, pintura, reforma do telhado, reforma e cobertura das passarelas e das grades de proteção no acesso aos tanques, reforma do setor de bombas, instalação de elevador, paisagismo, implantação de rampas e novos revestimentos. Houve ainda a abertura de novas salas, tais como cozinha e refeitório, sala de reuniões, sala de servidor de rede, sala dos servidores e gestão, auditório para eventos institucionais e educacionais e novos banheiros.

O projeto teve como diretrizes fundamentais a economicidade, a eficiência energética, a durabilidade e a flexibilidade de layout, perdurando a proposta de ser uma edificação sustentável e também um ambiente ainda mais adequado para a visita técnica de escolas e universidades, com o melhor atendimento aos alunos. Nos tanques de tratamento foram feitos reparos preventivos para evitar perdas de água. A ETA São Roque tem três reservatórios e em dois deles foram feitos serviços de recuperação estrutural e pintura.

“Essas obras nos desafiaram por se tratar de uma estrutura muito antiga e que exigiu muito da engenharia. O ambiente novo é o reflexo do cuidado que o Semasa tem com a qualidade do serviço que presta para Itajaí e Navegantes”, disse o diretor geral da autarquia, Diego Antônio da Silva.

No local, é tratada a água captada no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim, o armazenamento e a distribuição para abastecer Itajaí e Navegantes, com capacidade para produzir 1200 litros de água tratada por segundo. Além disso, no local fica o centro de telemetria, onde é controlado os sistemas de água e esgoto de toda a cidade, que foi ampliado, e o laboratório de análises de qualidade da água, que conta agora com novo ambiente.

 

 

 

Estamos no local onde tratamos o bem mais precioso para manter nossa população, que é a água. Hoje é um dia memorável e honroso porque temos um prédio de primeira qualidade, à altura da responsabilidade que o Semasa exerce”, observou o prefeito Volnei Morastoni.


JORNAL IMPRESSO
24/11/2023
17/11/2023
10/11/2023
03/11/2023

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS