Ela pode ser de sabores como banana, nata ou chocolate, ter ingredientes salgados como linguiça ou queijo e presunto, e até não ter recheio. Mas uma coisa todos concordam: a cuca faz todo mundo ter água na boca. Essa massa feita com trigo, manteiga e farofa crocante é tradicional no Sul do Brasil, em regiões colonizadas por europeus. Isso porque a iguaria foi trazida pelos colonizadores, veio como o típico bolo alemão ‘Kuchen’. Para quem vive nessas regiões, ela é muito mais que um prato delicioso, é sinônimo de história, cultura e representatividade. Por isso, ganha uma celebração especial com a 1ª Festa da Cuca, evento gratuito que será realizado entre 24 e 26 de novembro, no Parque Ribeirão das Pedras, em Indaial (SC).
Na programação a grande estrela será apresentada de diversas formas e sabores por produtores locais que irão oferecer as suas versões de cuca em estandes e na praça de alimentação do evento. “Queremos fazer a melhor festa do Sul do Brasil que tem a cuca como carro-chefe, afinal, ela é um prato tão importante para toda a nossa região e temos tanto orgulho dessa iguaria”, afirma o idealizador do evento, Dudu Cunha.
As crianças também terão um espaço especial, com um workshop infantil que será ministrado pela Luciana Cristina Custódio idealizadora da inovadora cuca de cupuaçu e castanha do Pará que ganhou o título de “Cuca Nota 10 do Brasil” no Festival Nacional. A aula será realizada na cozinha do parque, onde os pequenos poderão rechear e montar as suas próprias cucas. “Queremos passar para eles essa tradição das receitas deixadas pelos nossos avós. Eu lembro muito de minha mãe batendo cuca em casa e queremos criar essa memória afetiva neles também”, conta Lu.
O evento ainda terá feira artesanal com o tema e participação de entidades regionais como o Hospital Filantrópico Beatriz Ramos, a Associação Autismo Indaial e a Apae da cidade. Para agitar ainda mais a região, a 1ª Festa da Cuca contará com diversas atrações culturais e shows. No palco da praça de alimentação passarão grandes apresentações como do Tchê Chalera e Banda Passarela, na sexta-feira (24/11); Talagaço, DJ Monge, Grupo Tordilho e Banda Real Paraná, no sábado (25/11); e fecha com show infantil e apresentações de Marcação, Dany e Rafa, Larissa França, Israel Lucero e Chiquito e Bordoneio, no domingo (26/11). O evento ainda terá espaço para parque de diversões, tarde da melhor idade, feira comercial e exposição de carros antigos.
Programação 1ª Festa da Cuca:
Sexta-feira (24/11):
Workshop Infantil de montagem de cuca
Banda Passarela
Tchê Chalera
Sábado (25/11):
Talagaço
DJ Monge
Grupo Tordilho
Banda Real Paraná
Domingo (26/11):
Show infantil
Chiquito e Bordoneio
Israel Lucero
Larissa França
Dany e Rafa
Marcação
Crédito das fotos: Rafaela Garcia