domingo, 23 de junho de 2024
Educação
18/09/2023 | 16:39

Nova edição do programa Futuros Disruptivos será lançado na terça, 19

O lançamento da 3ª edição do Futuros Disruptivos - programa de geração de criativos sociais e bioinovadores acontece na terça, às 14h, na Universidade do Vale do Itajaí, campus Balneário Camboriú. A iniciativa utiliza a metodologia Design Thinking para despertar o espírito inovador e empreendedor e, mais uma vez, vai beneficiar alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú.
 
O Programa será aplicado ao longo dos próximos três meses. Cerca de 30 estudantes, com idades entre 9 e 11 anos, devem participar da formação. O conteúdo programático inclui dez módulos e as atividades serão realizadas às terças e quintas-feiras, no turno vespertino. 
 
“Os módulos são ministrados por professores de diversas áreas da Univali e também pelas empresas parceiras. Os temas abordados compreendem educação financeira, empreendedorismo, turismo, sustentabilidade, até temas ligados aos relacionamentos interpessoais, com tópicos pertinentes à empatia e Comunicação Não Violenta – CNV, por exemplo. O objetivo é desenvolver uma nova forma de olhar para os desafios, propondo soluções inovadoras para problemas do cotidiano”, afirma a coordenadora do Hub Inovação da Univali, Janaina Lorenzi Tomio.
 
Parceria
 
O projeto é realizado por meio de uma parceria colaborativa que envolve a Univali, Prefeitura de Balneário Camboriú, Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - Acibalc, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Credifoz, Oceanic Aquarium e WTM Internacional. 
 
Projeto premiado
 
A iniciativa foi destaque no Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc, em 2021. A idealizadora do projeto, Bianka Cappucci Frisoni, conquistou o primeiro lugar na categoria professor inovador. 
 
Além disso, o Futuros Disruptivos também conquistou a medalha de bronze na categoria Design Social, da 12ª edição do Brasil Design Award (BDA), foi um dos premiados na 2ª edição do Design for a Better World Award e venceu a 3ª edição do Prêmio Regional de Inovação conquistando o primeiro lugar na categoria Produtos e Serviços e o segundo lugar na categoria Inovação Social. A ação também foi destaque como Projeto Inovador de 2022 no 5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes. 
 
Como projeto Institucional, vale ressaltar que o Futuros Disruptivos está contemplado na Organização das Nações Unidas - ONU, por estar alinhado nos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável – ODSs 4, 11 e 17.
 
Mais informações: No Hub de Inovação Tecnológica da Univali - Uniinova - (47) 3341 7742. 

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS