domingo, 23 de junho de 2024
Emprego
18/09/2023 | 16:36

7,3 milhões de idosos trabalham ou estão em busca de emprego: veja 4 dicas para profissionais 50+ terem mais oportunidades no mercado

A população com mais de 50 anos é a que mais cresce no Brasil. Segundo um levantamento do Senai, essa faixa etária dobrou nos últimos 15 anos, indo de 4,4 milhões em 2006 para 9,3 milhões em 2021. Dessa forma, alguns setores precisam se preparar para receber esse público, e o mercado de trabalho também deve expandir os critérios de idade nas novas contratações. 
 
A reintegração da terceira idade no mundo corporativo é alvo de discussões por conta de preconceitos como o etarismo, que dificulta a inserção desse público nos espaços profissionais. Entretanto, é muito importante para grandes organizações que atuem contra esses estereótipos e conscientizem seus times para que a população mais velha seja incluída. 
 
“Quando se trata de uma pessoa jovem iniciando sua carreira profissional, existe um mar de caminhos a serem seguidos. Já quando uma pessoa mais velha tenta ingressar nesse cenário, suas oportunidades são limitadas. O etarismo existe, e impede que muitos cidadãos com 50 anos, ou mais, possam se realizar profissionalmente. Sempre há tempo para iniciar algo novo, e o conhecimento é sempre bem vindo”, afirma Jéssica Giustino, Gerente de RH do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).
 
O mercado de trabalho brasileiro ainda oferece possibilidades limitadas para o público mais velho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 108,3 milhões de brasileiros trabalham ou estão em busca de emprego, e os idosos representam 7,3 milhões destes. Como visto, muitas das grandes empresas nacionais não valorizam profissionais da terceira idade, o que faz com que o mercado de trabalho brasileiro ainda ofereça possibilidades bastante limitadas para o público mais velho. 
 
Para conseguirem se reintegrar ao mundo corporativo, é muito importante que a população 50+ não tenha apenas anos de experiência, mas também talentos que possam ser úteis ou desenvolvidos. Esse é o caso de Hosana Gonçalves que, aos 55 anos, é aluna do curdo English da unidade do Cebrac de Mossoró, Rio Grande do Norte. Desde que começou a participar das aulas, a estudante vem desenvolvendo a sua proficiência no idioma, o que proporcionou sua participação no Spelling Bee (concurso nacional do Cebrac de soletração em inglês), representando a unidade, e também recebeu um certificado de Aluna Destaque, recentemente. 
 
Colaboradores da mesma faixa etária que Hosana ainda podem trazer benefícios para as companhias, como a redução de rotatividade dos funcionários, maior desempenho, produtividade e auxiliar membros do time com os aprendizados da vida e também aprender com eles as novas ferramentas, por exemplo. Além disso, a reputação do negócio também pode ser bem vista pelos clientes. Pensando nisso, Jéssica Giustino, Gerente de RH do Cebrac, trouxe 4 dicas para que esse público tenha mais oportunidades no mundo corporativo: 
 
1. Destaque o seu diferencial: aproveite seus anos de experiência e mostre aos recrutadores os talentos que você desenvolveu ao longo de sua jornada! 
 
2. Deixe seu currículo em dia: uma longa carreira profissional traz muitos pontos importantes para serem colocados no currículo. Lembre-se de descartar cursos e experiências que não agregam mais nenhum valor, e foque nas informações mais relevantes.
 
3. Atualize-se sobre tecnologia: por mais que seja difícil ficar por dentro das novidades tecnológicas, é muito importante que você esteja atualizado sobre os últimos avanços. Faça da internet a sua aliada!
 
4. Cuide de sua saúde: cultive hábitos saudáveis, uma rotina equilibrada e não deixe de fazer consultas regulares ao médico. A saúde é importante para todos no mundo profissional, e isso pode ser um fator crucial para muitos recrutadores. 
Os cursos do Cebrac e o Cebrac Empregos são opções que podem ajudar a população mais velha a ingressar, ou voltar à vida profissional. Os cursos são inclusivos e para todas as idades, e o Cebrac Empregos facilita a busca por vagas disponíveis para contratação. Clique aqui e conheça! 
 
Sobre o CEBRAC
No CEBRAC você vai além do conhecimento técnico e específico. A metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevê a interdisciplinaridade nas aulas e vê no aluno a capacidade de conhecer e transformar sua realidade e sua carreira profissional. O CEBRAC possui 28 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A rede soma mais de 85 escolas, nas 5 regiões do país. Veja os cursos aqui!

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS