domingo, 23 de junho de 2024
Geral
15/09/2023 | 16:34

Comitiva da MMS Empreendimentos visita Superintendência do Porto de Itajaí

Nesta sexta-feira, 15, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, juntamente com o Vice- Prefeito Marcelo Sodré e também membros de Diretoria da Autoridade Portuária, Ronaldo Camargo Souza (Administração e Finanças), Jucelino dos Santos Sora (Engenharia) e Ricardo Amorim (Operações Logísticas), receberam a visita de uma comitiva com membros da MMS Empreendimentos Ltda.
 
Vencedora no Processo Seletivo promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), para o Arrendamento Transitório destinado a movimentação de carga de contêineres e carga geral em área do Porto Organizado de Itajaí, a empresa MMS Empreendimentos Ltda foi a vencedora na etapa classificatória, onde ofereceu durante Sessão Pública realizada na quarta-feira, 13, a proposta com a quantidade de (MME - 66.600 TEUs), sendo o maior lance do certame, com o maior número de movimentação, denominado por Movimentação Mínima Exigida (MME).
 
Estiveram representando a MMS Empreendimentos Ltda, o CEO (atual Diretor Executivo) Fabiano Ramalho, o Diretor Comercial D’Artagnan Balsevicius Junior, o Representante Credenciado, Danilo Pontes Esteves, e o Diretor de Marketing, Otavio Matheus Medeiros Balsevicius.
 
A visita na sede da Superintendência foi de cortesia e acima de tudo objetivou proximidade inicial entre a Autoridade Portuária e empresa vencedora nesta etapa.
 
“Está tudo migrando para que dê certo a conclusão deste Edital. Esse é apenas um primeiro contato, onde nosso grupo, veio hoje aqui com a intenção de mostrar a responsabilidade e a seriedade que estamos tratando todo esse projeto. Precisamos estar intimamente conectados e alinhados com a Autoridade Portuária, pois estamos falando de um processo que ainda não terminou, que está em andamento, mas, também entendemos da seriedade e compromisso do que está sendo proposto neste leilão, no caso, o retorno das operações de cargas de contêineres na área arrendada, e, antes de homologar um resultado, iniciamos essas tratativas, onde em outras oportunidades, estremos nos reunindo com diversos players, membros da comunidade portuária, empresários, entidades da sociedade civil organizada, autoridades intervenientes, para assim antecipadamente, atuarmos com sinergia, unindo forças onde o principal, sejam realizadas operações eficientes, com qualidade e que traga para a cidade um protagonismo do setor portuário”, destacou o CEO (atual Diretor Executivo), Fabiano Ramalho.
 
Na oportunidade, durante a visita, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, fez uma ampla apresentação do Porto de Itajaí e Complexo Portuário num todo, destacando as áreas arrendadas e pública do terminal, dando ênfase também ao histórico que o porto apresentou nas últimas décadas, desde investimentos, estatísticas, e projeções para o futuro:
 
“Estarmos reunidos aqui na sede da Autoridade Portuária com o grupo da MMS Empreendimentos, para nós já é motivo de orgulho e satisfação, e, acima de tudo, demonstra que o que o novo Edital ao qual propõe, o retorno das operações de cargas de contêineres na área arrendada, vem sendo conduzido com maestria pela ANTAQ, fez com que esta empresa, a MMS, apresentasse a maior oferta. Estaremos à disposição de todos os envolvido neste processo, e que, ao final dele, possamos de fato, ter um operador portuário, que no prazo inicial de 24 meses, trará de volta o crescimento de cargas colocando de volta o porto de Itajaí na vanguarda do cenário portuário”, afirmou Fábio da Veiga.
 
Para o Processo Seletivo Simplificado do Porto Organizado de Itajaí, sete empresas proponentes participaram desta primeira fase durante Sessão Pública realizada esta semana na sede da ANTAQ. A proposta vitoriosa fará com que o proponente tenha o compromisso de movimentação mínima mensal em TEUs, (Unidade Equivalente a um contêiner de Vinte Pés, ou de 6,1 metros de comprimento). A área arrendada engloba 79.946,42 m² e compreende os berços 1 e 2, denominada também de “Área A”.
 
O contrato prevê que a empresa vencedora passe a operar no porto por 24 meses (dois anos), prazo que poderá ser prorrogado sob condições especificadas no Edital do Processo Seletivo, a critério do Ente Federal.
 
Vale lembrar que a Comissão Permanente de Licitação de Arrendamentos (CPLA/ANTAQ) ainda analisará os Documentos de Habilitação da Proponente Vencedora correspondente ao Arrendamento Transitório. A publicação da ata de julgamento relativa à análise documental acontecerá na próxima terça-feira (19).
 
Objetivando o retorno de operações de cargas de contêineres no Porto de Itajaí, a empresa MMS Empreendimentos Ltda, vencedora desta etapa classificatória do leilão, após a conclusão do novo edital, prospecta avanços para o terminal itajaiense, e, conta desde já com a parceria de operadores do setor portuário da China, país que hoje ocupa um dos maiores em número de movimentações de cargas no mundo.
 
“Ainda não podemos divulgar o nome da empresa ou das empresas parceiras que farão parte de nossas operações, caso vencermos no dia 19 este certame, mas, o que podemos adiantar, é que nós estamos avançados a transformar Itajaí, a cidade irmã de Zhuhai. Atualmente Zhuhai, é uma cidade na China que tem 10 portos e, a nossa intenção é criar uma linha direta de Itajaí a Zhuhai, ganhando assim tempo e eficiência nas operações. Nós temos grande parceria e relação com grupos chineses que estão conosco com a intenção de desenvolver um comércio bilateral muito mais forte e, mais do que isso, de criar uma linha dedicada entre China e Itajaí”, concluiu o Diretor Comercial D’Artagnan Balsevicius Junior.
 
No próximo dia 18, de acordo com o cronograma estabelecido pela ANTAQ, todos os documentos serão conferidos por parte de quem passou da fase de documentação apresentada durante a Sessão (13/09), e, no dia 19 de setembro, será publicado a Ata do julgamento das análises e posteriormente divulgado o nome da empresa vencedora do Leilão.
 
Após este prazo, caso não ocorrerem pedidos de recursos por parte de outras empresas que participaram do certame, os próximos passos darão direcionamento a homologação do resultado do procedimento simplificado, o direito de outorga, e, por fim, a convocação da empresa vencedora com a União, por intermédio do Ministério de Portos e Aeroportos, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), e Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), para celebrarem o contrato de transição.
 
Todos os documentos e minutas relativas ao processo estão disponíveis na página do Processo Seletivo, no site da ANTAQ.

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS