Para comemorar os 201 anos de Independência do Brasil, Escolas, Centros de Educação Infantil (CEIS) e Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINS), realizaram ao longo desta semana, várias homenagens em alusão ao 7 de setembro. “Estas homenagens foram de extrema importância para os nossos alunos, pois representaram uma fonte de estímulo ao civismo. É muito importante despertar nos nossos estudantes o respeito e o amor à pátria desde cedo”, afirma o diretor executivo da secretaria de educação, Julio da Silva.
Os alunos do Grupo escolar Carlos de Paula Seara fizeram um desfile cívico e cada turma levou para as ruas o tema que foi trabalho dentro de sala de aula, entre eles: nosso planeta, folclore e respeito à diversidade.
Os estudantes que fazem parte do projeto Arte nos Bairros se apresentaram com a banda do programa e na Escola Básica Pedro Paulo Rebello, os alunos apresentaram no desfile o tema PAZ, que envolveu 14 turmas, com aproximadamente 450 alunos. O momento foi abrilhantado com a participação da Banda Aníbal César.
As ruas do bairro Cidade Nova foram o cenário para o desfile de 07 de setembro da Escola Básica Elias Adaime, que teve como tema central a Literatura Brasileira. A banda da Escola Básica Cívico Militar Melvin Jones acompanhou o evento.
Os alunos do CEI Padre João Pivatto realizaram desfile cívico nas proximidades da creche, que também contou com a presença da fanfarra da Escola Básica Militar Melvin Jones. Os pelotões foram organizados de acordo com temas trabalhados em sala, como família e escola unidas pela educação; gênio educacional; defensores da natureza, entre outros.
A Escola Básica Cívico Militar Melvin Jones também realizou um desfile cívico pelas ruas do bairro Cordeiros e abordou temas como segurança no trânsito, não ao cerol e paz. A Guarda Municipal e a Codetran acompanharam o ato.
Em comemoração à Semana da Pátria, o Centro Educacional Professor Cacildo Romagnani, abordou diversos temas pertinentes à conscientização sobre o uso do cerol, animais em extinção, respeito às placas de trânsito, meio ambiente e bullying. Todos os trabalhos foram expostos no ambiente escolar e no dia 05 e 06 foi realizada a culminância, por meio de apresentações no palco da escola para todos os alunos.
Para homenagear a Pátria, o CEI Ana da Silva Fontes realizou um desfile cívico envolvendo 260 crianças, que desfilaram em pelotões representados pelas vivências do primeiro semestre. Destaque para a Semana do Brincar, dia da fantasia, festa junina e família na escola. Alguns pais também participaram do desfile juntamente com os seus filhos. Cerca de cem crianças do CEI Rosinha de Souza também participaram de um desfile, ao lado de pais e familiares. O CEI Dayana Maria de Souza também fez um desfile cívico, que contou com a presença da Banda Filarmônica e envolveu quase 400 pessoas entre profissionais, crianças e famílias. Crianças do CEI Anninha Linhares de Miranda fizeram instrumentos e desfilaram em volta da unidade. As 123 crianças do CEI Maria Regina Coppi Vicente desfilaram no espaço interno da unidade, com os hinos da Independência, da Bandeira e Nacional.
Momentos culturais também fizeram parte das ações alusivas ao 7 de setembro
O CEI Antonieta Moreira dos Santos fez um momento cultural, com a apresentação de teatro sobre a independência do Brasil. Ao final do evento, todos cantaram o Hino Nacional. O Centro de Educação Infantil Vereador Otávio Cesário Pereira realizou sua homenagem cívica na quadra da unidade. Cada turma apresentou uma vivência trabalhada relacionada ao tema. Ao fim, todos cantaram o hino nacional e se apresentaram ao som da fanfarra do Instituto Sorrir. E as crianças do CEI Nossa Senhora de Lourdes participaram de uma ação cívica na comunidade.
No CEI Dra. Zilda Arns Neumann, 400 crianças participaram da Semana da Pátria com apresentações das turmas ao longo desta semana. Na sexta-feira (08), haverá a apresentação da Banda da Escola Básica Aníbal César.
Já a abertura da Semana da Pátria do CEI Professora Carine de Souza Balduíno contou com a participação da Banda Filarmônica e envolveu as 80 crianças da unidade, que ficaram de olhos atentos durante o momento cívico.
Fonte: Secom Itajaí