segunda, 20 de maio de 2024
Cultura
08/09/2023 | 10:45

LIC: Passarela da Barra recebe exposição Urbanidades até 1º de outubro

Patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), a exposição “Urbanidades” pode ser visitada desde terça-feira (5), na Passarela da Barra.
 
Composta por quatro módulos que abordam música, esporte, arte e sociedade, a exposição de imagens explora a cidade como matéria-prima, enfatizando as relações sociais entre as pessoas e o ambiente urbano.
 
“Urbanidades” retrata o acervo pertencente ao Museu a Céu Aberto (MCA), uma instituição de caráter museológico que preserva formas de expressão artística encontradas nas vias públicas do município. Curadora da exposição, Leticia Novelletto enfrentou os desafios de trabalhar com um acervo que se manifesta fisicamente pelas ruas de Balneário Camboriú e também em formatos digitais, como fotografias e vídeos: "Como o acervo do MCA é produzido in loco na cidade ou disponibilizado de maneira on-line, foi necessário pensar formas de expografia que remetessem à street art em seu contexto original. Por isso, boa parte da exposição foi desenvolvida com a técnica de ‘lambe-lambe’, a qual envolve a fixação de imagens impressas em papel, utilizando uma solução aquosa a base de cola”, comenta a curadora.
 
No módulo de música, a exposição homenageia as cinco décadas da cultura hip-hop (movimento de rua iniciado nos Estados Unidos em 1973), abordando a trajetória da Batalha da Tamandaré, primeira batalha de rap de Balneário Camboriú.
 
O esporte também está presente em “Urbanidades” em um painel de reprodução da pintura “Cores através da História”, feito em 2018 por meio de um projeto da Associação de Skate de Balneário Camboriú, com autoria dos artistas Diant, Felipe Podesta, Berejuk, Pilaco Under e Vetus.
 
A exposição retrata ainda trabalhadores urbanos, com fotografias de diferentes profissionais, como servidores da Secretaria de Obras e da Guarda Municipal.
 
“Urbanidades” está instalada na ala leste da Passarela da Barra e fica aberta à visitação gratuitamente, 24h por dia, até 1º de outubro. Mais informações podem ser obtidas em https://www.instagram.com/urbanidadesbc/.

JORNAL IMPRESSO
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024
26/04/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS