domingo, 23 de junho de 2024
Política
06/09/2023 | 18:01

COLUNA DO PRISCO PARAÍSO: Ligações Pessoais

Ligações Pessoais

Não é novidade para ninguém do meio político a íntima ligação de Décio Lima com Lula da Silva.

Essa aproximação se consolidou no período em que Décio era prefeito de Blumenau e a primogênita de Lula, Lurian, veio a Santa Catarina e ficou aos cuidados do então prefeito da terceira maior cidade do estado.

Ela viveu por anos na residência de Décio e Ana Paula, sendo tratada como uma filha enquanto esteve com eles.

Claro que os dois petistas já tinham alguns anos de relacionamento como correligionários. Evidentemente, esse episódio consolidou as relações. Hoje, são compadres e amigos íntimos.

Daria para dizer que o catarinense está entre as duas dezenas de figuras petistas mais intimamente ligadas ao presidente.

Tem acesso direto aos Palácios do Planalto e Alvorada e aos telefones do ex-presidente.

 

Proa

Não é à toa que foi alçado a um cargo tão cobiçado, a presidência do Sebrae nacional, com orçamento de R$ 6 bilhões.

 

Poder

O Sebrae nacional representa mais do que 50% dos ministérios em importância política e abrangência administrativa e econômica.

 

Alto Lá

Quando a liderança vermelha definiu seu ministério, já houve quem dissesse que Décio havia sido esquecido, mesmo depois de o PT ter chegado ao segundo turno pela primeira vez na história em Santa Catarina.

 

Agora Vai

Que benéfica essa proximidade entre os dois. Com isso, além de atender todo o país, a União talvez possa ter um olhar especial e uma atenção diferenciada para Santa Catarina, que sempre é o "zero" da BR-101 num paralelo com PR e RS. E que é um zero à esquerda para os governos federais desde Collor de Mello.

 

Mas...

Tomara que Décio Lima possa ajudar o Estado. Agora, sob o aspecto político, para as pretensões eleitorais do PT, é algo muito problemático.

 

Passado

Porque aquele Lula que obteve em SC a maior vitória proporcional do país no pleito de 2002, isso não existe mais. Em 2006, quando disputou a reeleição, Lula perdeu para Geraldo Alckmin no Estado.

 

Histórico

Em 2010, José Serra venceu por aqui e Aécio Neves derrotou Dilma Rousseff em 2014. Nas duas últimas eleições, Jair Bolsonaro superou o PT entre o eleitorado catarinense. Lula ficou nos 30% em 2022 contra 70% de Bolsonaro.

 

Limite

No primeiro turno de 2022, Décio Lima fez 17% e o ex-presidente chegou a 29%. No segundo turno, Décio ficou um pouco abaixo de Lula, com 29%. Esse é o teto do PT.

 

Aqui Não

Só que hoje a insatisfação do catarinense com Lula e o PT é algo sem precedentes. Então, a ligação do ex-prefeito de Blumenau com o presidente o enfraquece sob a perspectiva eleitoral, assim como o próprio partido. Tanto para o pleito de 2024 quanto para o de 2026.

 

Ex-Presidente

Lula é muito mal visto em Santa Catarina. Isso é um trunfo para Jorginho Mello. O governador não os identifica, Décio e o PT, como adversários porque já prevê um revés no ano que vem.

Se o PT fizer 30 prefeituras em 2024, terá que comemorar grandiosamente. Atualmente, os petistas não administram sequer uma cidade catarinense.


JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS