segunda, 09 de setembro de 2024
Geral
06/09/2023 | 17:17

UAPA promove três Feiras de Adoção de Animais no mês de Setembro

A Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) promove, ao longo do mês de setembro, três feiras para adoção de cães e gatos. A primeira ação acontece no próximo sábado, dia 09 de setembro, no estacionamento do supermercado Komprão, das 9h às 14 horas.
 
Para esta feirinha serão levados cerca de 15 animais, entre cães e gatos, em tamanhos e idades variadas. “As feiras que promovemos em parceria com estabelecimentos comerciais objetivam aproximar a comunidade dos pets, desta maneira fica fácil para as pessoas participarem e se houver interesse, adotar um animalzinho”, afirma Andréia Paula Reich, diretora de Defesa e Promoção dos Direitos dos Animais do Instituto Itajaí Sustentável (INIS).
 
Já no domingo, 17 de setembro, a ação será das 13h às 17 horas na sede da UAPA, que fica localizada na rua Manuel Bernardes, s/n, bairro Itaipava. Nas ações realizadas na unidade, os interessados na adoção podem conhecer e escolher o seu mais novo amigo, há cerca de 300 animais esperando para serem adotados.
 
Além dos animais de pequeno porte, há também cães da raça Pit Bull e cavalos, que vivem no local, mas podem ser adotados. “Quem vai até a feira na sede da UAPA tem mais opções de escolha, pois com a ajuda de funcionários e voluntários, pode passear pelos espaços e conhecer os animais que estão a espera de uma família disposta a dar atenção, cuidados e muito amor”, destaca Robson Essig, gestor da CHC Saúde, que faz o gerenciamento da unidade.
 
A terceira e última feira de adoção deste mês será realizada em uma ação corporativa da empresa WEG. A UAPA foi convidada para montar uma feira de adoção dentro do evento deles.
Além das feiras, a unidade está aberta diariamente para adoção de animais. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
 
Adoção responsável e abandono zero de animais
 
Incentivar a adoção responsável e conscientizar os cidadãos itajaienses sobre o abandono de animais é um grande desafio enfrentado pela gestão da UAPA. Com 300 animais acolhidos na unidade, o trabalho é contínuo. “Infelizmente é um número que ainda não conseguimos baixar. Todos os dias recebemos animais, sejam vítimas de abandono ou vítimas de maus-tratos. E a conta não fecha nunca, porque o que doamos nas feiras e na própria unidade, ainda é inferior ao número de animais que chega pra nós”, pontua Andréia Paula.
 
A responsabilidade sobre o animal deve ser encarada seriamente. Para Robson, essa conscientização precisa partir também de cada cidadão. “Assim como temos consciência de outros deveres, o cuidado com o animal que foi adotado precisa acontecer. Aqui na UAPA vivenciamos inúmeras desculpas, como mudança de cidade, que o animal está muito velho, que não o tutor não tem tempo, mas tudo isso é responsabilidade da pessoa. Se alguém não pode mais ficar com o animal, precisa encontrar uma solução e doá-lo a outro tutor”, finaliza Robson.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
06/09/2024
30/08/2024
23/08/2024
16/08/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS