As crianças do Maternal II e da Pré-escola do Centro de Educação Infantil (CEI) João Victorino, do bairro São Vicente, embarcaram em uma imersão no mundo de Monteiro Lobato. As agentes de atividade em educação Rosemarie Sobolwsky Werner, Mirian de Morais Simas, Rosana Gonçalves Viana e Bruna Beatriz Honorio Tavares deram vida, respectivamente, às personagens Dona Benta, Tia Anastácia, Cuca e Narizinho.
Já o professor Mário César Souza interpretou o Visconde e a agente de Educação Especial, Elisandra Fernandes Lima foi a Emília. E para dar mais vida à experiência, a unidade de ensino contou com a colaboração dos vizinhos do CEI, que emprestaram o sítio da família para ser o cenário mágico do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
“Agradecemos a generosidade de um casal vizinho do Centro de Educação Infantil, que nos presenteou com o empréstimo do sítio encantado. Foi lá que nossa aventura começou. O portão do sítio foi rebatizado como "Sítio do Pica-Pau Amarelo", e ao cruzá-lo, nossos pequenos aventureiros encontraram um mundo que só existia nas páginas dos livros e nos sonhos mais vívidos. Foi uma experiência incrível”, explicou a diretora do CEI, Juliana Nunes.
Ao chegar no sítio, os alunos encontraram os personagens das histórias de Monteiro Lobato. Dona Benta, com sua sabedoria inigualável, fez a abertura oficial e apresentou o sítio - das árvores aos animais, como bons velhos amigos. “As crianças ficaram fascinadas, os olhos delas literalmente brilharam. E ali era apenas o início de uma semana que seria um misto de aventura, aprendizado e diversão”, disse a agente Rosemarie Sobolwsky Werner.
Ao longo da última semana, foram realizadas diversas experiências mágicas, assim como contações de histórias feitas pelos próprios personagens que deram asas à imaginação dos pequenos. Dentre as atividades, está o piquenique sob as árvores com um misto de sabores e risadas, e a caça ao tesouro que levou todos a explorar cada canto do sítio, seguindo pistas misteriosas e desvendando enigmas. E, ainda, teve espaço para vivências com personagens folclóricos, como a Cuca e o Saci, que fez com que todas as crianças se divertissem com as suas travessuras.
“Ao final da semana, quando nossos pequenos voltaram para sala, eles não eram mais os mesmos. Eles mergulharam de cabeça no mundo da imaginação, experimentaram a verdadeira magia que só a educação infantil pode proporcionar”, disse a agente Rosana Gonçalves Viana.
Experiências e vivências como essa cumprem um papel socializador, que propiciam o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação. “Esses momentos, cheios de encanto e magia, se tornaram memórias eternas, e nossos alunos levarão consigo as lições de Monteiro Lobato e a alegria dos personagens folclóricos por toda a vida. Conseguimos criar uma semana que não apenas educa, mas também toca profundamente os corações das crianças, deixando uma marca que nunca desaparecerá”, ressaltou o professor Mário César Souza.
Experiência já tem nova data programada
Para proporcionar essa experiência para todas as crianças do Centro de Educação Infantil João Victorino, o Sítio do Pica-Pau Amarelo vai reabrir as suas portas no dia 05 de outubro, às 8h30 e às 14h30. A ação deve envolver cerca de 400 alunos na Semana da Criança.
Fonte: Secom Itajaí