O canal retificado do rio Itajaí-mirim apresenta alta turbidez nesta quarta-feira (06), em razão das tempestades registradas nos últimos dias no estado de Santa Catarina. As condições afetam o principal ponto de captação de água do Semasa Itajaí, no bairro São Roque, reduzindo a capacidade de tratamento.
A consequência das dificuldades de operação é a provável baixa pressão na distribuição de água potável para os bairros São Vicente, Cordeiros, Cidade Nova, Itaipava, Espinheiros, Ressacada e Canhanduba e também para o município de Navegantes nas próximas horas. Ainda não é possível fornecer uma previsão de normalização.
Por volta das 14h de hoje, a água bruta coletada apresentava turbidez por volta de 1.900 ut, 19 vezes o limite para o funcionamento eficiente do sistema convencional de tratamento de água utilizado em Itajaí. A elevação da turbidez ocorreu bruscamente, com os valores dobrando em poucas horas.
O excesso de partículas dissolvidas sobrecarrega os equipamentos das Estações de Tratamento de Água (ETAs) São Roque e Arapongas, exigindo constantes limpezas dos decantadores e filtros e reduzindo a disponibilidade de água potável. Os maiores reservatórios de Itajaí encontram-se com nível de apenas 25%. Em Arapongas, ainda há cerca de 75% de reservação, mas a expectativa é de redução acelerada, devido ao sistema dessa ETA ser mais suscetível à turbidez.
A economia de água pode ajudar muito na minimização de problemas relacionados a desabastecimento. Novas informações serão publicadas assim que houver alteração no quadro.
O Semasa está à disposição dos consumidores 24h pelos telefones 0800 645 0195, 115 e 3344-9000 (fixo e WhatsApp), ou ainda no Telegram pelo (47) 99261-3492.
Fonte: Secom Itajaí