segunda, 20 de maio de 2024
Polícia
05/09/2023 | 10:09

Polícia Civil realiza operação contra desvio de dinheiro público e fraude no Samae Blumenau

4ª DECOR - Delegacia Especializada em Combate à Corrupção - deflagra a Operação Limpeza Geral para desmantelar organização criminosa especializada em fraudes à licitação e desvio de dinheiro público em prejuízo do SAMAE/Blumenau.
 
Em março de 2021, o SAMAE de Blumenau realizou licitação para contratar empresa especializada em roçada e limpeza geral de áreas externas dos seus imóveis. 
 
A investigação aponta que houve fraude ao caráter competitivo da licitação, eis que 3 empresas em conluio impediram a plena participação dos demais concorrentes, bem como direcionaram o procedimento para a empresa vencedora.
 
Após vencida a licitação, essa empresa superfaturou os serviços de roçada e limpeza geral, informando metragens que chegaram a superar até o triplo do tamanho do imóvel (caso do "Reservatório Araranguá" - Bairro Garcia).
 
A Polícia Civil estima que a empresa auferiu lucro ilícito médio de 100 mil reais ao mês.
 
Ao longo da operação, foram cumpridos 5 mandados de prisão temporária, bem como 22 mandados de busca e apreensão domiciliar. A Polícia Civil procedeu com o sequestro de veículos e imóveis no valor aproximado de 1,5 milhão de reais. A justiça determinou o afastamento cautelar de 3 servidores públicos, incluindo o diretor presidente do SAMAE.
 
Participaram da Operação as Unidades da Divisão Estadual de Investigação Criminal - DEIC, da Coordenadoria das Delegacias de Combate à Corrupção - CECOR/DEIC, bem como da 3 Delegacia Regional de Polícia Civil, com cerca de 70 policiais civis, além policiais das delegacias da região.
 Coordenador da Operação Del  André Beckan

JORNAL IMPRESSO
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024
26/04/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS