Na última quinta-feira (31), a Prefeitura de Navegantes recebeu a visita de representantes da Agência Regional de Itajaí e do departamento de Eficiência Energética da Celesc para discutirem sobre o projeto "Sou Legal, Tô Ligado".
No encontro, foi apresentado aos representantes da administração municipal os detalhes do projeto, que se encontra em sua quarta edição. A iniciativa é desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Celesc, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e tem por objetivo beneficiar consumidores em situação de vulnerabilidade social, sem débitos com a Celesc, e com equipamentos antigos e que já não funcionam mais, como lâmpadas, chuveiros, geladeiras e freezers, além de garantir o uso eficiente da energia elétrica.
De acordo com a equipe da Celesc, somente em Navegantes e Itajaí, mais de 3 mil famílias já foram beneficiadas com a iniciativa.
Para a seleção das famílias, a Celesc conta com o apoio da prefeitura, em especial da Secretaria de Assistência Social, que irá auxiliar na seleção das famílias, uma vez que possui a relação das pessoas com baixa renda no município. Aqueles que já têm o cadastro da tarifa social de energia elétrica também são elegíveis.
Segundo a secretária de Assistência Social, Juliana Pinto, hoje há mais de 8 mil famílias cadastradas no CadÚnico, sistema do Governo Federal que reúne dados da da população de baixa renda, ou seja, aquelas que têm potencial para serem contempladas pelo projeto.
A seleção das famílias, por fim, precisa ser feita a partir de uma visita presencial em cada residência, a fim de averiguar se naquele local há itens que precisam ser trocados. Nesse aspecto, a Celesc pediu a colaboração da prefeitura para dar publicidade à ação, fazendo com que a informação chegue à população e que as pessoas recebam as equipes que estão fazendo esse trabalho, que estarão devidamente identificadas via crachá com foto e uniformes, além de terem veículos identificados em ambas as portas frontais com a frase “A serviço da Celesc”, bem como o “Logotipo do Programa de Eficiência Energética ANEEL”, o “Logotipo da Celesc" e o “Logotipo da Executora”.
“O Programa de Eficiência Energética possui diversos projetos com um objetivo comum: proporcionar a economia de energia para o consumidor por meio de substituição de equipamentos ineficientes por mais econômicos, conscientizá-lo sobre o desperdício e o uso correto da energia elétrica”, afirma a engenheira Manuela Luz Cardoso, responsável pelo projeto junto à Celesc.