domingo, 16 de junho de 2024
Cultura
31/08/2023 | 17:00

‘se você sonha com nuvens’ Publicação retrata em fotografias e textos a paisagem mutável do céu de Itajaí

O artista visual e fotógrafo Nestor Varela lança a publicação de artista ‘se você sonha com nuvens’ (des editora, 2023, 118 p.), composta por uma série de fotografias e textos expondo a paisagem da cidade catarinense de Itajaí e as nuvens sobre ela. O lançamento será em 15 de setembro, às 19h, no Salão Nobre do Museu Histórico de Itajaí.
 
No projeto editorial da des editora, a publicação sanfonada apresenta as fotografias desdobradas numa grande nuvem horizontal que se estende pelo espaço ou se dobra dentro de si. O livro foi construído a partir de instruções que se instauram no cotidiano, as fotografias dessa paisagem em constante mutação foram registradas pela janela do quarto do artista no decorrer dos últimos anos. A série fotográfica cria assim uma paisagem panorâmica, complementada por fragmentos de textos que se apresentam como pequenas nuvens, amontoados de palavras e frases curtas, construindo um céu nebuloso.
 
A publicação teve o patrocínio da Prefeitura e Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - LIC Itajaí, com renúncia fiscal da Brasfrigo. O lançamento será seguido de uma conversa com o autor e com a artista e editora Sarah Uriarte. O livro será vendido no evento a R$ 80,00, e também no site do artista
(www.nestorvarela.com) e da des editora (www.deseditora.com.br).
 
Sobre o artista
Nestor Varela nasceu em Lages, SC, em 1999 e reside na cidade portuária de Itajaí. É artista visual, produtor e mediador cultural. Graduado em fotografia pela Univali (2020). Mestrando em Artes Visuais pelo PPGAV/Udesc. Atua também como diretor criativo e diretor de arte em produções do campo da fotografia e do audiovisual. Em sua pesquisa está sempre no movimento de pensar em si, tensiona seus trabalhos a partir do espaço do registro íntimo e pessoal, configurando narrativas entre as fronteiras de ficção e realidade.
 
Investiga temas acerca do corpo, corpo público e privado, corpo e cotidiano e corpo e memória. Utiliza seu corpo como matéria e como material de trabalho. Tem receio de que possa esquecer de tudo, assim sua produção torna-se como um arquivo público de si mesmo. Utiliza-se de fotografias, performances, processos de escrita e instalações, com desdobramentos em espaços físicos e virtuais.
 
Participou do 2º Salão de Artes de Navegantes/SC em 2019, da exposição coletiva “Entre ontem e hoje cedo”, com curadoria Kim Coimbra, em Itajaí em 2021 e da exposição coletiva “Papel de parede”, com curadoria de Gabi Bresola e Marcos Walicosky em Paris em 2022.
 
Realizou as exposições em Itajaí “É como se a câmera guardasse um segredo de imagens suspensas através dos anos”, em 2021, e “O todo é maior que a soma de suas partes”, em 2022. Integrou a equipe de produção do 15º e do 16º Salão Nacional de Artes Visuais de Itajaí, em 2021 e 2023. Participa como membro da Câmara Setorial de Artes Visuais do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí desde 2019, atualmente como primeiro
secretário.
 
sobre a des (editora)
des é uma editora e espaço de pesquisa e produção em artes visuais, com foco em fotografia contemporânea, coordenada pela artista Sarah Uriarte, atuando na cidade de Itajaí, SC, desde 2014.
Inicialmente criada para autopublicação, hoje a editora está em projetos editoriais com artistas que pensam e produzem fotografia contemporânea dentro do campo da publicação de artista, em especial mulheres e pessoas lgbtqiap+.

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS