sexta, 22 de setembro de 2023
Educação
28/08/2023 | 22:19

Semana de Valorização das Diferenças movimenta unidades de ensino da Rede Municipal

A Semana de Valorização das Diferenças (SVD) movimentou as unidades da Rede Municipal de Ensino nesta semana. Em todas as ações, o objetivo foi destacar a Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, visando o acesso e a permanência de todos nas escolas, independente de gênero, religião ou deficiência.
 
“Desde 2017 temos a Semana de Valorização das Diferenças (SVD) em nosso Município. Desde que houve a atualização das legislações e consensos teóricos, não se utiliza mais o termo portadores de necessidades especiais. Desta forma, a semana que foi instituída em 2004, por meio da Lei nº 4074, foi substituída pela SVD”, explicou Viviane Linhares Gasperi, supervisora de Educação Especial.
 
A Escola de Campo Maria do Carmo Vieira, do bairro Baía, promoveu uma série de ações alusivas à data. Foram realizados jogos adaptados, visitas à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e um corredor informativo com personalidades que possuem distúrbios neurocomportamentais, como TDAH e autismo. A ação contou com auxílio da professora Jaqueline Cardoso de Lima Adami.
 
Além disso, os professores de Educação Física, Henry Rauslison Azevedo Semenezes e Luan Silvano, promoveram algumas práticas esportivas como Goalball, vôlei sentado, bocha, corrida guiada e handebol em cadeira de rodas.
 
Já as visitas à Apae envolveram cerca de 70 alunos dos terceiros e oitavos anos da unidade. “O objetivo foi compartilhar e discutir sobre educação inclusiva com a abordagem de conhecimentos práticos sustentados por teorias e experiências do cotidiano, que são vivenciadas pelos alunos. Esta ação já está incluída no calendário de ações da Semana da Valorização das Diferenças da nossa escola”, disse a diretora da unidade de ensino, Magali Rogge. 
 
Intercâmbio entre as escolas
 
O Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Dilzelena Márcia Teixeira, do bairro São Vicente, fez um intercâmbio com a Escola Básica Pedro Paulo Rebello, do mesmo bairro. A convite da professora Liebe Couto Flor, o professor de Libras, Sérgio Roberto Dias foi até o CEDIN para explicar aos alunos sobre como se comunicar com as pessoas surdas.
 
Ele também ensinou o Alfabeto Manual, fez a dinâmica do Tapa Certo na Letra e o jogo Soletrando Letras, em Libras. Como recordação desse momento, todos os alunos receberam um chaveiro com o sinal que representa a frase Eu te Amo. “Disseminar a Língua de Sinais é muito importante. Quanto mais pessoas aprenderem, mais surdos serão incluídos na sociedade”, destaca Sérgio Dias, que atua na Educação Especial do Município há 22 anos.
 
Unidades de Educação Infantil também realizaram ações
 
Os Centros de Educação Infantil (CEIs) também se mobilizaram com ações ao longo desta semana. O CEI Vereador Heluiz Antonio Gonzaga recebeu a poeta e escritora Fátima Bernardes, que realizou uma série de contação de histórias, valorizando a importância da amizade.
 
O campeão paralímpico de bocha, Mauro Fernando Santouro também esteve na unidade, acompanhado do Presidente da Associação dos Deficientes Físicos da Foz do Rio Itajaí, Juliano Vieira. As professoras de Múltiplas Linguagens e de Educação Física, ainda levaram uma cadeira de rodas e um par de muletas infantis, para que as crianças pudessem conhecer mais sobre os aparelhos. As ações envolveram todos os 220 alunos do CEI.
 
O CEI Antonieta Moreira dos Santos, do bairro Imaruí, também proporcionou vivências com suas turmas para trabalhar a valorização das diferenças. Teve contação de história “Uma Amiga Diferente”, com a participação das crianças que, logo em seguida, com olhos vendados, esculpiram a sua imagem, ao som da música “A diferença é o que une”, do Mundo Bita. As experiências envolveram todas as 140 crianças do CEI.
 
“Nossa intenção foi proporcionar ações que contribuíssem para o enriquecimento de experiências inclusivas e de valorização das diferenças, em um contexto dinâmico e lúdico”, destacou a diretora da unidade, Patrícia dos Santos.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
22/09/2023
15/09/2023
08/09/2023
01/09/2023

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS