domingo, 16 de junho de 2024
Meio Ambiente
25/08/2023 | 10:13

Evento de aniversário de Navegantes terá lixo zero

O aniversário de Navegantes será, mais uma vez, sustentável. Todos os resíduos gerados durante os três dias de festa serão recolhidos, ganhando destinação correta, e parte deles será reciclada.
 
Esse trabalho faz parte do programa Navega Lixo Zero, do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN). 
 
Segundo o superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, o processo inicia com o depósito do lixo em coletores, devidamente identificados com adesivo, que estarão dentro da Arena de Shows do Pontal. No local, aos fundos do palco, será montada uma central de triagem onde será feita a separação por categoria. 
 
Durante a triagem, é feita uma separação inteligente dos resíduos. Os itens que podem ser reciclados são encaminhados à Associação dos Agentes da Reciclagem de Navegantes (Recinave). Mas nem tudo pode ser reciclado. 
 
"Alguns tipos que não têm valor de comercialização e que a indústria da reciclagem não compra, como canudinhos, sachês de catchup e maionese, pratinhos descartáveis, pratos de papelão, embalagens em geral, serão usados na fabricação de bancos", detalhou o superintendente.
 
Os bancos confeccionados serão instalados pela cidade. 
 
De acordo com Marcos, a ideia é ir além da fabricação dos bancos, mas sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a reciclagem percebendo o alto valor que existe na coleta seletiva. Para ajudar, também haverá a exposição de um ecoponto no evento.

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS