quinta, 28 de março de 2024
Cultura
30/05/2023 | 13:38

Navegantes recebe concerto gratuito com o duo instrumental Roger Corrêa & Iva Giracca

A qualidade da música instrumental feita no Sul do país será apresentada gratuitamente em dez municípios catarinenses com o início da turnê "Unificando Fronteiras", que reúne a gaita ponto e o violino do consagrado duo Roger Corrêa & Iva Giracca. As apresentações começam nesta terça-feira (30), com o concerto em Navegantes, no Cineteatro Municipal, às 19h30, com apoio da Fundação Cultural do município.
"Unificando Fronteiras" busca diversificar e integrar novos públicos a gêneros identificados com a cultura latino-americana, como a milonga e o chamamé. "São temas com linguagem universal, que utilizam elementos da improvisação e da música de concerto, com a novidade de uma instrumentação pouco desbravada, que une a beleza e a emoção do violino e da gaita ponto", explica Roger Corrêa, também autor das canções.
Se, como canta Milton Nascimento, "todo o artista tem que ir aonde o povo está", o projeto "Unificando Fronteiras" cumpre exatamente esse papel. "Foi tudo especialmente pensado para que o público tenha livre acesso e conheça melhor essa música de tanta qualidade, uma paixão que queremos dividir com as pessoas que forem nos assistir", destacou Iva Giracca. Os shows serão realizados em auditórios, teatros, centros culturais, igrejas históricas e clubes, sempre procurando facilitar a acessibilidade de portadores de necessidades especiais e idosos.
Estão confirmadas as datas de São Joaquim (5/6 - Casa de Cultura Martinho de Haro, às 19h30), Laguna (6/6 - Festa de Santo Antônio, às 21h30) e Brusque (12/9 - Centro Empresarial Social e Cultural, às 20h). A turnê inclui ainda Lages, Palhoça, Criciúma, Itapema, São José e Florianópolis, com apoio do Governo do Estado e Fundação Catarinense de Cultura.
 
 
 
Sonoridade única
 
 
Nascidos no Rio Grande do Sul e residentes em Florianópolis, o acordeonista Roger Corrêa e a violinista Iva Giracca criam uma sonoridade única, com arranjos específicos para os dois instrumentos, passeando pela linha tênue da música contemporânea, sem perder a originalidade da música regional.
Iva Giracca é spalla da Camerata Florianópolis, com a qual excursionou pela Europa e Brasil. Já tocou com artistas como Zé Ricardo, Paulinho Moska, Zeca Baleiro e Lenine, além de participar como convidada de duas edições do Rock in Rio. Roger Corrêa levou seu trabalho a países como Marrocos, Espanha, Portugal, Chile, Uruguai e Argentina. Dividiu o palco com músicos como Renato Borghetti e Yamandu Costa, entre outros, e recentemente foi indicado ao Prêmio Açorianos como melhor compositor instrumental pelo álbum "Sul em Aquarela".
Programa: A dom Greco, Florir de Alma, Ivita, Outonito, Pampiana, Sonho em Havana, Latino Ibérica, Un acordeon y tu, Sul Interior e Composição. Nos shows de São José e Florianópolis haverá as participações especiais de Alexandre Damaria (percussão) e Artur Boscato (violão 7 cordas). 
 
Veja mais no YouTube e Instagram: @ivagiraccaerogercorrea
Este é um projeto realizado via Programa de Incentivo à Cultura (PIC) Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina. O PIC é um programa de fomento a projetos culturais catarinenses, por meio de renúncia fiscal do Imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), instituído pela Lei no 17.942, de 12 de maio de 2020.
 
Crédito da foto: Tóia Oliveira

JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS