sexta, 19 de abril de 2024
Geral
30/05/2023 | 13:35

Penha realiza mutirão de limpeza contra a dengue em diversos bairros

O município de Penha, por meio da Secretaria de Saúde, de Serviços Urbanos, de Planejamento, Defesa Civil e Grupo Especial de Apoio Conjunto de Fiscalização Municipal (GEAC), realizará mutirão contra a dengue nesta quarta-feira (31) em diversos bairros do município. A ação é regional, em conjunto com os demais municípios da AMFRI, visando fomentar o desenvolvimento de ações educativas e a adoção de práticas para eliminar o mosquito do Aedes Aegypti.
 
O mutirão passará ao longo de todo o dia nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Santa Lídia, Centro, Armação e Gravatá, com retirada de entulhos, fornecimento de telas de proteção para janelas, atuação específica nos pneus, além de agentes endêmicos orientando a população durante o dia.
 
Segundo o Secretário de Saúde de Penha, Rodrigo Medeiros, a ação intersetorial agrega ainda mais na realização do mutirão.  
 
“A ação em conjunto das secretarias traz ainda mais força ao mutirão. Penha está fazendo a sua parte, com aplicação de larvicida e inseticida, averiguação de denúncias, inspeções semanais nas armadilhas, inspeções quinzenais aos pontos estratégicos e ações educativas em escolas. Porém, para termos total sucesso na redução dos focos e casos, precisamos da população permitindo as visitas domiciliares e fazendo a sua parte na eliminação de depósitos”, explica.
 
Atualmente, são 344 focos larvários já localizados pelos agentes endêmicos, 246 casos positivos e um óbito.
 
 
 
Mutirão Regional
 
A ação faz parte de um plano de estratégias e ações idealizadas pelo Colegiado de Defesa Civil da AMFRI, Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), Comissão Intergestora Regional da Foz do Rio Itajaí (CIR), considerando o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) em março de 2023.
 
Entre os 11 municípios da região da Foz do Rio Itajaí, Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Itajaí e Navegantes apresentaram alto risco para a transmissão de dengue, Balneário Piçarras, Ilhota, Penha e Porto Belo apresentaram médio risco. Luiz Alves como não tem foco, não realiza o LIRAa.
 
A situação vetorial e epidemiológica exige também, pelas suas características, a harmonização entre os municípios que, por suas características, necessitarão desenvolver atividades conjuntas de enfrentamento ao Aedes Aegypt.
 
 
 
Sintomas e como evitar a proliferação do mosquito
 
Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas.
 
Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS