quinta, 28 de março de 2024
Geral
29/05/2023 | 10:41

Secretaria de Agricultura e Pesca inicia a implantação de microchips em animais de médio e grande porte em Navegantes

Começou nesta sexta feira (26), pela equipe de veterinárias da Secretaria de Agricultura e Pesca, a colocação de microchips em animais de médio e grande porte recolhidos pela empresa contratada para resgate e guarda dos animais. 
 
O microchip é um objeto eletrônico, pouco maior do que um grão de arroz, que é implantado através de uma injeção subcutânea ou intramuscular. O chip contém um número único para identificar o animal, que pode ser lido por um scanner. De acordo com o secretário da pasta, Jairo Romeu Ferracioli, “O respectivo número é registrado em um banco de dados com a identificação do tutor do animal. Assim, no momento de recolhimento dos animais, evitamos que sejam substituídos por outros. Na mesma oportunidade, estamos realizando a avaliação clínica dos equinos”, explica. 
 
Ainda, segundo Jairo, o sistema permite maior rastreabilidade do animal, como a identificação do animal, suas características e o proprietário ou tutor do animal, além de construir um histórico do animal.
 
 Para a Vereadora Sol, “a chipagem dos animais é um grande marco para a causa animal de Navegantes, pois além de ser uma ferramenta que vai permitir a identificação desses animais, também ajudará a dirimir qualquer dúvida em relação a reincidência, visando sempre a posse responsável, cumprindo a Lei nº 3.100/2016 e o decreto nº 89/2021 que regulamentam a adoção de animais de grande porte apreendidos pela fiscalização do IAN”.

JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS