quinta, 18 de abril de 2024
Economia
26/05/2023 | 15:55

Cesportos realiza reunião geral na sede da Autoridade Portuária de Itajaí

A Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS) realizou, nesta quinta-feira (25), duas palestras no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), com a presença de representantes de Entidades de segurança Civil. Junto aos membros da CESPORTOS, estiveram representantes da Guarda Portuária (Coseg/SPI), Polícia Federal e dos Terminais de Uso Privado (TUP’s).
 
“Reunimos os supervisores de segurança portuária do Estado de Santa Catarina para, juntamente com a CESPORTOS, fazer um alinhamento do que se espera da atividade de segurança nos portos. Demos ênfase ao combate ao tráfico de drogas e abordamos a questão da segurança cibernética, que seriam os ataques de instalações portuárias por hackers”, comenta a Delegada da Polícia Federal, Diana Calazans Mann.
 
A primeira palestra, ministrada pelo Delegado da Polícia Federal, Alessandro Netto Viera, abordou sobre as problemáticas das atividades de combate ao Tráfico de Drogas Internacional e a colaboração dos atores envolvidos no setor portuário:
 
“A Polícia Federal atua com o apoio de diversos parceiros, dentre eles as entidades que estiveram aqui e que são impactados diretamente pela ocorrência de crimes de tráfico de droga. Por isso, hoje tivemos a oportunidade de fazer uma troca de experiência com o pessoal que atua no ambiente portuário e em outras forças de fiscalização do tráfico de drogas. Sempre que temos essa oportunidade de estreitar informações e contatos com as entidades da sociedade civil organizada, quem perde serão sempre os criminosos”, explica Alessandro Netto Vieira.
 
A segunda palestra, ministrada pelo Coordenador Titular da CESPORTOS/RJ, Carlos Albuquerque, abordou sobre os riscos cibernéticos:
 
“Em termos gerais, o risco cibernético cresce no ambiente corporativo e se torna um risco e a necessidade de os terminais estarem alinhados é em cumprimento ao Código Internacional de Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), que é a normativa internacional de segurança no setor marítimo. Estar de acordo com essa normativa colabora para a realização de um comércio seguro”, esclarece Carlos Albuquerque.
 
O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, enfatiza a importância de palestras voltadas ao tema:
 
“Estas palestras, por meio de seus conteúdos, se estendem diretamente ao Porto de Itajaí e aos demais TUP’s situados em nosso complexo portuário. Todos os envolvidos através de suas forças de segurança, estão empenhados em fortificar as suas infraestruturas para garantir uma maior segurança nos portos e reduzir cada vez mais os crimes cibernéticos, ou aqueles aplicados em alto mar, como discutido no encontro de hoje. Encontros como este reforçam acima de tudo a troca de experiências”, conclui Fábio.
 
Mais informações:
* Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí
* Médelin Pitrez dos Santos – Coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB/SPI) 47 3341 8065.
*Texto: Luciano M. Giorgi - Estagiário da SECOM/SPI (47) 3341-8095
* Fotos: Luciano M. Giorgi – SECOM/SPI e Diogo Henrique Schmitt - COSEG/SPI.
Autor: Luciano Sens
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS