sexta, 29 de março de 2024
Política
26/05/2023 | 16:26

Zema com agenda de presidenciável em SC

Santa Catarina conta com a presença, desde quinta-feira, de um presidenciável peso pesado. É Romeu Zema, governador reeleito de Minas Gerais, feito conquistado no primeiro turno do pleito de 2022. 
Ele surge como alternativa conservadora para 2026, até porque há o sentimento de que o TSE vai tornar Jair Bolsonaro inelegível. 
Assim ocorrendo, os dois nomes mais naturais para encarnar uma candidatura de direita são, além do próprio Zema, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. 
A diferença é que Zema está no segundo mandato. Tarcísio é um carioca que se elegeu no mais importante estado da federação pelas mãos do ex-presidente. 
De qualquer forma, daqui a pouco poderiamos ter a reedição da política do Café com Leite, como ocorria comumente na primeira metade do século passado, com a presidência e vice da República sendo revezada entre paulistas e mineiros. 
 
Marca SC
 
Zema chega num estado conservador, como ele é, mas também bolsonarista. Bolsonaro fez quase 76% dos votos válidos no segundo turno de 2018. No ano passado, disputando com Lula da Silva, o líder conservador chegou a pouco mais de 70% dos sufrágios entre os catarinenses. 
 
Paixonite
 
Não há a menor dúvida da verdadeira paixão do catarinense pelo ex-presidente. Ele estando fora de combate, no entanto, Zema ou Tarcísio, salvo engano, estarão no páreo.  Até porque Bolsonaro os respaldará. Ou um deles, ou uma chapa com os dois. 
 
LIDE-SC
 
Assim que desembarcou em Florianópolis, Zema foi para uma palestra promovida pelo LIDE-SC, que reúne alguns dos principais líderes empresariais do estado. 
 
História
 
Ali, o mineiro contou um pouco de sua trajetória empresarial. O momento em que parou, largou as empresas e foi procurado pelo NOVO. Em 2018, sua candidatura foi lançada com o intuito apenas de marcar posição e fortalecer o partido. Ele ganhou o pleito, sendo reeleito quatro anos depois. 
 
Gestor de mãos cheias
 
Romeu Zema pegou Minas Gerais absolutamente quebrada. Sob o petista Fernando Pimentel, o estado mineiro foi à bancarrota. Servidores ficaram com salários atrasados e Pimentel só repassava parcialmente o ICMS para as prefeituras. 
 
Nas alturas
 
Em questão de quatro anos, os investimentos saltaram de R$ 26 Bilhões no período petista para R$ 270 Bilhões. A economia mineira representava 8,8% do PIB nacional e avançou para 9,3%, crescimento de meio ponto percentual. No primeiro mandato de Romeu Zema!
 
Limpa
 
O líder extinguiu 50 mil cargos comissionados em estatais, autarquias; e nas administrações direta e indireta. 
 
Três dias
 
Zema chegou na quinta e fica até este sábado em SC. Já teve agenda com o governador Jorginho Mello. Na sexta, ele fez palestras no Vale do Itajaí, a região mais bolsonarista do país. 
 
Encruzilhada nova
 
O sábado será dedicado ao partido. O encontro estadual do NOVO pretende dar uma oxigenada, uma fortalecida na seção catarinense da legenda. Adriano Silva, prefeito de Joinville, era o único alcaide filiado à sigla no país até poucos dias atrás. Aliás, o joinvilense tem uma trajetória bem parecida com a de Zema. 
 
Futuro incerto
A ideia é que com a presença também de deputados e outras lideranças em BC, o NOVO possa atrair mais nomes para eleger prefeitos e vereadores em 2024. 
Anemia
 
O partido saiu enfraquecido das eleições de 2022. Tinha oito parlamentares federais e ficou com apenas três. Um deles é Gilson Marques de SC. 
 
Míngua
 
A realidade deixou o NOVO sem direito aos fundões eleitoral e partidário, além de não ter mais direito aos programas de rádio e TV. 
O quadro crítico da legenda também será alvo das conversas deste sábado no balneário mais famoso do Sul do Brasil.
 
Coluna Prisco Paraiso

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS