segunda, 20 de maio de 2024
Meio Ambiente
23/05/2023 | 10:30

Projeto Agrofloresta inicia plantio de mudas em terreno no Santa Regina

O Município de Itajaí e a comunidade do Santa Regina deram início ao plantio de mudas do projeto Agrofloresta. A iniciativa, coordenada pelo Planejamento Estratégico (PEMI), ocupará uma área de 7 mil metros quadrados no bairro para utilização sustentável dos recursos naturais e produção de alimentos. Inicialmente, serão plantadas 240 mudas de árvores nativas e frutíferas no local e a expectativa é que em junho alguns alimentos já possam ser colhidos.
 
Único projeto público de agrofloresta do Brasil, a iniciativa de Itajaí envolve cerca de 30 pessoas da comunidade, além de representantes do Município. Estão sendo plantados no local: árvores nativas, plantas frutíferas da região, raízes (cenoura, mandioca), tubérculos (batata, beterraba), folhosas (alface, rúcula), legumes e grãos (milho, feijão).
 
A agrofloresta tem como objetivos a diversificação dos produtos que são plantados de forma orgânica, a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar. O terreno disponibilizado pelo Município de Itajaí para o projeto fica ao lado da Unidade Básica de Saúde Santa Regina. O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) também participa da ação com a doação de mudas.
 
“A agrofloresta é um novo conceito de produzir alimentos sem adubação química, de forma totalmente orgânica. Nossa intenção é que a comunidade se envolva nessa ação e participe do plantio e dos cuidados. A expectativa é que no próximo mês já possamos colher alguns alimentos para distribuir entre os moradores do bairro”, explica Alcides Volpato, diretor do PEMI.
 
Além da produção de alimentos para a comunidade, o projeto prevê a criação de uma escola para os agricultores de Itajaí, gratuita e com foco na recuperação de áreas degradadas.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024
26/04/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS