sexta, 19 de abril de 2024
Geral
23/05/2023 | 10:12

Penha inicia implementação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

A Prefeitura Municipal de Penha, por meio da Secretaria de Assistência Social, inicia a implementação de serviço que oferece acolhimento familiar provisório para crianças e adolescentes que foram afastadas do convívio familiar, em razão de abandono ou por motivos que impossibilitam a família de origem de oferecer os cuidados: o serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, atendendo a Política Nacional de Assistência Social.
 
A Assistente Social e Coordenadora do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, Maria Bernadete Canuto, explica que o objetivo é propiciar o ambiente familiar, garantindo o acolhimento até que a criança ou o adolescente possa retornar à sua família de origem ou ser encaminhada para uma família adotiva. 
 
“Estamos iniciando a implementação, por meio da divulgação via imprensa e através de materiais de orientação, como folders e banner. Assim, as pessoas terão conhecimento do serviço ofertado e poderão se inscrever para participar. Claro que os participantes devem atender diversos requisitos. Depois de aprovadas, as famílias sempre serão acompanhadas pela equipe técnica do serviço”, pontua.
 
Ela também explica a diferença entra adoção e acolhimento. “Muitas pessoas confundem. A medida do acolhimento é provisória, não deve ultrapassar dos 18 meses, por lei. As famílias acolhem até que as crianças e adolescentes possam retornar para sua família de origem ou, quando isso não é possível, ser encaminhadas para adoção. Ou seja, acolhimento familiar e adoção são situações distintas, inclusive no seu tempo de duração: o acolhimento é temporário, a adoção é definitiva”, destaca.
 
O secretário de Assistência Social, Sérgio Mello, destaca o serviço. “O Governo Municipal segue trabalhando em prol de políticas públicas para as nossas crianças e adolescentes. Agradeço ao Prefeito Aquiles pelo suporte dado a Secretaria. Temos certeza de que o serviço terá muito sucesso e vamos transformar a vida de muitas pessoas”, finaliza.
 
Para se inscrever, os interessados devem ser maiores de 21 anos, sem restrição de gênero ou estado civil, não ter interesse em adoção, residir no município de Penha há pelo menos 2 anos e ser considerada apta para o acolhimento pela equipe técnica do serviço.
 
Os interessados devem entrar em contato através do telefone (47) 3345-3914, pelo e-mail familiaacolhedora@penha.sc.gov.br ou ir até a sede do projeto, na Avenida Eugênio Krause, 152, sala 2.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS