sexta, 19 de abril de 2024
Geral
23/05/2023 | 10:05

Egressos da Univali são finalistas do Prêmio Melhores do Ano da Gastronomia 2023

Os egressos do curso de Gastronomia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Tuca Mezzomo e Dudu Poerner, são finalistas do Prêmio Melhores do Ano da Gastronomia 2023, promovido pela Revista Prazeres da Mesa. A premiação, considerada a maior do segmento na América Latina, tem 39 categorias e os finalistas foram selecionados por um júri com quase 200 jornalistas, chefs e profissionais da área. 
 
Tuca é finalista na categoria “Chef do Ano” e Dudu na categoria “Restaurante do Ano Região Sul”. Cada categoria tem seis finalistas e a definição dos vencedores será por voto popular. O público pode votar neste link até o dia 7 de junho e a premiação acontece no dia 28 de junho no Memorial da América Latina, em São Paulo. 
 
“Para o curso de Gastronomia é uma honra ver nossos egressos trilhando caminhos de sucesso e levando o conhecimento adquirido na Univali para diversos lugares do mundo. A indicação do Tuca e do Dudu ao Prêmio Melhores do Ano da Gastronomia é resultado do excelente trabalho que eles desenvolvem à frente de seus restaurantes e estamos na torcida para que os dois conquistem mais esse prêmio”, destaca o coordenador do curso de Gastronomia, professor Marcos Arnhold Junior.
 
Tuca Mezzomo
 
Tuca Mezzomo tem 31 anos, é natural de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e concluiu a graduação na Univali em 2011. Em 2018, inaugurou o Charco, restaurante na capital paulista que recebeu, em 2020, o selo Bib Gourmand do Guia Michelin. O restaurante é também o 35º melhor da América Latina pelo 50Best, ranking que lista os melhores restaurantes do mundo, e 8º melhor do Brasil de acordo com a Revista Exame. 
 
Localizado nos Jardins, o restaurante ocupa uma antiga casa do bairro e tem como principal fonte de inspiração as receitas e ingredientes do Rio Grande do Sul. O menu autoral valoriza as receitas feitas na brasa e o local conta com um próprio secador de embutidos. 
 
“Estou muito honrado pela indicação a “Chef do Ano” pela Prazeres da Mesa, ao lado de chefs incríveis que tanto admiro. Ser indicado como um dos finalistas pela crítica especializada já é uma grande conquista para mim. Sou muito grato pelo reconhecimento que temos, tanto da crítica quanto do público”, comemora Tuca. 
 
 
Dudu Poerner
 
Aos 31 anos, Dudu Poerner comanda o grupo Dudu de Gastronomia e lidera 7 operações do segmento pelo Brasil. Ao apostar em uma cozinha técnica e valorizar o produto e o produtor local, Dudu e sua equipe desbravam o estado de Santa Catarina em busca dos melhores ingredientes. Com experiências no mercado gastronômico nacional e internacional, dentre elas no premiado Noma na Dinamarca, o chef acredita e dissemina a ideia de que a alimentação é algo que vai além da nutrição do corpo. 
 
“Ser indicado ao prêmio da Revista Prazeres da Mesa por chefs, jornalistas, críticos e estudiosos da alimentação é mais do que uma realização. É um estímulo para eu seguir acreditando que a alimentação conecta energias e pessoas. Me faz ser ainda mais grato por ter uma equipe, que chamo de família, que acredita nisso também.  Essa indicação reforça a crença do quão importante é darmos sempre o nosso melhor naquilo que fazemos", destaca Dudu. 
 
Em 2019, Dudu foi um dos finalistas do programa Mestre do Sabor, da TV Globo. “A participação no reality foi uma grande virada de chave na minha vida. A troca de experiências com os participantes e a imersão que a gente teve na gastronomia brasileira também foram algumas das partes mais incríveis dessa jornada. Essa experiência e muitas outras são também fruto do apoio dos meus professores da Univali que não me deixaram desistir, apesar das adversidades, e me mostraram que eu deveria acreditar nos meus sonhos. Foi com o incentivo deles que eu conquistei o estágio em um dos melhores restaurantes do mundo em 2013”, finaliza o chef. 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS