sábado, 20 de abril de 2024
Geral
19/05/2023 | 16:17

Alunos do Projeto Jovem Doutor de BC seguem na luta contra o mosquito da Dengue

Os alunos participantes do Projeto Jovem Doutor em Balneário Camboriú seguem no combate à Dengue, desenvolvendo ações nas escolas e comunidade. O aumento de casos de doença, não só na cidade como em toda região, vem preocupando autoridades e população, e o Projeto intensificou a campanha de conscientização, para conter os focos da doença. O Programa atende 120 alunos do 7º ao 9º ano, nos Centros Educacionais Municipais (CEM) CAIC Ayrton Senna da Silva; Presidente Médici e Dona Lili.
 
As turmas dos anos finais dos Centro Educacionais Municipais CAIC Ayrton Senna da Silva e Dona Lili receberam, nesses últimos dias dos Jovens Doutores, informações sobre a forma de transmissão do vírus que provoca a doença, assim como seus sintomas. Toda a forma de reprodução, ciclo de vida e combate ao mosquito transmissor do vírus, o Aedes aegipty, também foram repassados. Já os Jovens Doutores do polo CEM Presidente Médici visitaram vários estabelecimentos comerciais e residências no Bairro das Nações, distribuindo flyers e orientando os moradores e comerciantes sobre as formas de combate ao mosquito da Dengue.
 
“Os participantes do Projeto dos três polos estão criando e preparando um teatro de fantoches para conscientizar e sensibilizar as crianças sobre a Dengue e as formas corretas de combater o Aedes aegipty. Além disso, os alunos participantes estão produzindo os “dengômetros” para serem fixados nas entradas das escolas, com dados estatísticos sobre o número de pessoas que contraíram a doença e orientações sobre formas de combate ao mosquito transmissor; como uma estratégia para alertar e sensibilizar a comunidade”, informa o professor do Projeto, José Cleomar.
 
O Projeto Jovem Doutor dedica-se à formação de adolescentes e de jovens comprometidos com bons hábitos de saúde e com a prevenção de doenças para atuarem como multiplicadores tanto na escola como na comunidade em que estão inseridos. Os encontros são semanais e ocorreram nos três polos dentro dos temas propostos para este ano que são Primeiros Socorros, Drogadição e Gravidez na Adolescência.
 
O Jovem Doutor, que já está na sua 6ª edição, trabalha a iniciação científica no contraturno escolar e é um projeto do Departamento de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, trazido para Balneário Camboriú pelo Conselho Municipal Antidrogas - COMAD, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS