sexta, 29 de março de 2024
Saúde
05/05/2023 | 15:51

Sábado é dia D de vacinação contra a gripe

A maior parte das cidades catarinenses vai realizar o dia D de Vacinação contra a gripe no próximo sábado, 6. A data foi sugerida aos municípios pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), considerando que este ano o Ministério da Saúde (MS) não estipulou um dia específico para a ação. Das 295 cidades catarinenses, 205 confirmaram até esta quinta, 4, a realização da mobilização para a população dos grupos prioritários no próximo sábado.
 
A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da DIVE/SC, Arieli Schiessl Fialho, explica que o dia D de vacinação é aquele sábado no qual os municípios abrem os postos de saúde ou disponibilizam postos volantes de vacinação para atender, principalmente, aqueles que não têm disponibilidade de fazer a vacina durante a semana.
 
“É importante que a população aproveite o sábado para tomar a vacina contra a gripe. Já estamos no período de sazonalidade da doença e, em breve, o tempo deve ficar mais frio, aumentando ainda mais a transmissão do vírus influenza, por isso é importante que a população mais vulnerável, que é aquela dos grupos prioritários, esteja protegida da gripe para evitar casos graves, hospitalizações e mortes pela doença”, esclarece a gerente.
 
A Campanha de Vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio. Nesse período, a dose estará disponível gratuitamente em todos os municípios catarinenses para as pessoas que fazem parte de um dos grupos:
 
crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
trabalhadores da saúde;
gestantes e mães até 45 dias após o parto;
idosos com 60 anos ou mais;
professores de escolas públicas e privadas;
povos indígenas;
pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
pessoas com deficiência permanente;
profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;
caminhoneiros;
trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
trabalhadores portuários;
funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A vacina oferecida este ano é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19.
 
Para obter mais informações sobre o dia D de vacinação contra a gripe, verificar locais e horários de vacinação, é importante entrar em contato com a secretaria municipal de saúde.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS