sexta, 29 de março de 2024
Saúde
05/05/2023 | 11:56

Mutirão de cirurgias eletivas de Itajaí vai realizar mais de 5 mil procedimentos e 22 mil consultas

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, assinou na manhã desta sexta-feira (05) o credenciamento de dois hospitais para realização de um mutirão de cirurgias eletivas. Serão executados mais de 5 mil procedimentos cirúrgicos e 22 mil consultas ambulatoriais pré e pós-operatórias com investimento de R$ 30 milhões. A expectativa da ação é chegar próximo de zerar as filas de espera da cidade em cerca de seis meses, agilizando procedimentos que foram impactados durante a pandemia de Covid-19.
 
Além das cirurgias, o credenciamento também prevê o fornecimento de leitos de UTI e de mais de 500 próteses, órteses e materiais necessários para as cirurgias. Por mês, devem ser realizados mais de 400 procedimentos eletivos em cada hospital, em diversas áreas, como visão, aparelho circulatório, sistema nervoso, mamas, torácicas, aparelho digestivo, ortopédicas, entre outras.
 
 
“Ontem lançamos um pacote de obras de infraestrutura e mobilidade e hoje estamos investindo no campo humano, social, com esse mutirão de cirurgias. É um trabalho que vai se refletir em toda a cidade, beneficiando milhares de pessoas, que são a nossa prioridade. Acredito que teremos um resultado muito positivo para efetivamente reduzir as filas de cirurgias eletivas”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
 
Procedimentos começam neste sábado
 
Os hospitais credenciados para realizar o mutirão são: Imigrantes, em Brusque, e Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. No Marieta, serão realizadas 2.040 cirurgias eletivas, além de 10.524 consultas ambulatoriais pré e pós-operatórias. Já no Hospital Imigrante, serão 3.166 procedimentos e 12.352 consultas ambulatoriais.
 
 
Os primeiros procedimentos já iniciam neste sábado (06) no Imigrantes Hospital e Maternidade. Ao todo, serão feitos 36 procedimentos urológicos de sábado até segunda (08) em pacientes que estão há mais tempo na fila de espera. O Hospital Marieta informou ainda que tem capacidade para iniciar o mutirão de imediato e que irá alinhar com a Secretaria o início dos procedimentos para os próximos dias.
 
“Nós estamos muito felizes em conseguir fazer esse mutirão e entregar esse serviço para a nossa comunidade. Nós temos filas de cirurgias represadas pelo menos desde 2018 e atualmente são mais de 4.600 pessoas aguardando cirurgias, das mais simples as mais complexas. É um conquista muito grande para nós realizar um dos maiores mutirões que o município já teve nos últimos anos”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.
 
 
A Secretaria de Saúde de Itajaí também fornecerá transporte para todos os pacientes do mutirão que realizarem o procedimento em Brusque. A expectativa da Secretaria é que em aproximadamente seis meses a demanda reprimida de cirurgias eletivas da cidade seja zerada.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS