terça, 16 de abril de 2024
Saúde
03/05/2023 | 22:01

Município de Itajaí intensifica atividades de combate ao Aedes aegypti

O Município de Itajaí atua em diversas frentes para controlar o número de casos de dengue e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. Orientação e eliminação de criadouros em residências e comércios, e aplicação de inseticida em áreas com risco de transmissão são algumas das ações executadas. Nesta semana, o Programa de Controle de Dengue de Itajaí também intensifica as atividades para combate à doença.
 
As visitas de orientação em imóveis e comércios da cidade são uma das principais medidas de combate ao Aedes aegypti em Itajaí. De janeiro até o dia 20 de abril, foram realizadas quase 95 mil vistorias para eliminação de focos pelos 77 agentes de combate a endemias da cidade. O objetivo é orientar os moradores sobre os cuidados, eliminar possíveis criadouros e verificar pacientes suspeitos de ter contraído a doença.
 
“É muito importante que a população receba o agente de endemia, que está identificado e com uniforme, para fazer a vistoria. Essa orientação é fundamental para identificar criadouros e relembrar cuidados básicos”, reforça o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira.
 
Somente neste ano, foram eliminados mais de 500 focos do mosquito transmissor da dengue. Ao todo, Itajaí já registrou 500 casos positivos da doença, sendo 236 autóctones (transmitidos dentro da cidade), 238 em investigação, 13 importados (transmitidos fora da cidade) e 13 indeterminados. Os bairros com maior número de casos são: São Vicente (119 casos), Cordeiros (24), Dom Bosco (18) e Itaipava (17).
 
Em relação às cidades mais populosas do Estado, como Joinville, Florianópolis, São José e Blumenau, Itajaí é a que registra menos casos da doença. Na região da Amfri, apesar de ser o maior em território e número de habitantes, o município é o quarto em número de casos de dengue, atrás de Balneário Camboriú, Navegantes e Itapema, conforme dados do Governo do Estado.
 
Aplicação de inseticida
 
Nesta semana, os agentes também realizam a aplicação de uma camada de inseticida de ação residual em locais onde foram registrados casos positivos de dengue. O objetivo é atingir e eliminar o mosquito adulto durante repouso ou no momento da postura de ovos.
 
A atividade com inseticida ocorrerá em locais como borracharias, reciclagem e ferros-velho no bairro São Vicente, que apresentarem focos positivos do mosquito Aedes aegypti. Além deste trabalho, as equipes também seguem atuando diariamente na orientação dos moradores nos bairros Cordeiros, São Vicente e Dom Bosco.
 
“Pedimos o auxílio da população neste momento mais crítico em que os casos da doença estão em elevação em todo Estado. Todos devem ficar atentos e eliminar depósitos com água parada para evitarmos a proliferação do mosquito da dengue, bem como controlar os casos da doença”, destaca Vieira.
 
Confira as orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:
 
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;
- Não jogue lixo em terrenos baldios e mantenha seu quintal livre de recipientes que possam acumular água;
- Denuncie locais com focos do mosquito transmissor pelo telefone (47) 3249-5573 ou aplicativo Conecta.í.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS