quinta, 28 de março de 2024
Economia
18/04/2023 | 10:21

3ª edição do Inova Portos debate inovação no setor portuário para Itajaí e portos do país

Com mais de 14 horas de programação transmitidas ao vivo, a 3ª edição do Inova Portos ocorreu nos dias 13 e 14 de abril, nas dependências internas do Hotel Mercure, em Itajaí, e contou com dois dias de palestras e debates, objetivando os avanços quanto a cultura de inovação, trazendo soluções tecnológicas para o setor portuário.
 
A abertura oficial do evento ocorreu na quinta-feira, 13, com a programação das palestras: Impulsionando a cultura de inovação na cadeia de suprimentos; Plataforma integrada de parâmetro de navegação do porto de Itajaí; Como a inteligência de dados pode impulsionar a inovação aberta; usando 5G; Painel alavancas de transformação do ecossistema portuário. Seguidas pelas startups: Gestão de processos operacionais e comunicação integrada para portos, aeroportos, armazéns, CLIA, Redex e portos secos; PPU para Praticagem; Gestão inteligente de cadeia de suprimentos: integração, automação e visibilidade de ponta a ponta; sistemas inteligentes; Gestão aquaviária inteligente; Porto do futuro no porto de Itaqui lab. Para finalizar as apresentações do 1º dia de evento, os professores Osvaldo Agripino e adão Paulo Ferreira, juntamente com a coordenadora-geral de delegações e convênios SNPTA, Flavia Nico, realizaram a palestra: A importância da relação Porto-Cidade e da regulação setorial para o desenvolvimento.
 
O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, abriu o evento, e, na oportunidade, relatou sobre a importância da realização do Inova Portos, e seus avanços tecnológicos que envolvem a inovação no setor portuário:
 
“O 3º Inova Portos, foi uma parceria entre o Porto de Itajaí, num compromisso direto e organizado junto ao Governo Federal e o Ministério dos Portos e Aeroportos. Isso demonstra sobre tudo, a necessidade em que os portos continuem evoluindo, se modernizando o tempo todo, e eu, acredito que o objetivo desse evento foi alcançado. É a primeira edição realizada na região sul do país, e contou com mais de duzentas inscrições, que se esgotaram em virtude do espaço, porém pudemos transmiti-lo ao vivo, e, tão logo permanecerá na internet, em nosso Canal do YouTube do Porto de Itajaí, para quem se interessar em assisti-lo. Ficou acima de tudo, evidenciado os resultados apresentados, a necessidade de não só os portos de todos os setores da economia, continuarem numa busca incessante pela inovação. O evento demonstrou ainda que nos últimos dois anos, os avanços na inteligência artificial foram exponenciais, e, que nos próximos dez a vinte anos, isso dominará totalmente as relações judiciais e comerciais do mercado portuário. Trata-se de um evento onde coloca novamente Itajaí e seu porto, numa condição de vanguarda, de inovação portuária, como sempre foi, sendo o primeiro terminal portuário a operar vinte e quatro horas, sendo ainda um dos primeiros portos a obter sua certificação do ISPS CODE, hoje reconhecido como um dos portos mais seguros, e ainda foi o primeiro porto a ter sua dragagem permanente. No segundo semestre, um outro porto, através de sua Autoridade Portuária, irá apadrinhar este evento, trazendo ainda novas expectativas, e é isso que é o mais importante, é incutir a cultura de inovação dos portos brasileiros”, destaca Fábio da Veiga.
 
O Inova Portos é o primeiro evento brasileiro de inovação voltado para o setor portuário, no qual, foram realizadas duas edições do evento no ano passado, como iniciativa de potencializar a modernização e a inovação no setor portuário nacional. A cultura de inovação no setor portuário brasileiro foi o tema da 1ª edição do inova portos, realizado nos dias 04 e 05 de abril, no Porto de Itaqui (Maranhão), proporcionando a segunda edição no mesmo ano, no Porto de Santos (São Paulo).
 
“Tivemos a participação de vinte e oito portos brasileiros aqui na terceira edição do Inova Portos, com mais de sessenta municípios onde se fizeram representados aqui em Itajaí. Em relação aos projetos (networks), de todas as empresas e startups que aqui participaram, felizmente, tivemos a honra de receber inúmeros elogios, e, isso, nos certifica para um dia, podermos realizar novas edições. Muitos negócios foram feitos a níveis nacionais e internacionais, aqui nesses dois dias. Eu só tenho a agradecer todo o apoio que a Prefeitura Municipal nos ofereceu, ao Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, que nos concedeu a liberdade, e toda a equipe do Porto de Itajaí, em poder se unir e organizar esta edição. Estamos sendo convidados para visitar mais dois portos, inclusive com um auxílio para a quarta edição do Inova Portos que ainda vai ser definido pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, e, daqui em diante, ficamos na expectativa de poder dar o auxílio e suporte que nós recebemos tanto do porto de Itaqui, quanto do Porto de Santos para esse evento. Nós agradecemos a presença de todos, e estamos prontos para novos desafios”, comenta o Coordenador Executivo de Desempenho, Desenvolvimento e Planejamento Estratégico, Camilo Santiago de Souza Neto.
 
Entre os temas discutidos, no segundo dia do evento destacaram-se: Iniciativas do Observatório Nacional de Logística e Transportes; Ecossistema de Inovação Regional; O papel dos Hubs de Inovação no Setor Marítimo-Portuário; Sustentabilidade e Compensação de Crédito de Carbono; Plataforma de Colaboração para Redução de Custos Logísticos e Descarbonização; Inteligência, Condições Marítimas e Meteorológicas, entre outros temas relevantes.
 
“O 3º Inova Portos em Itajaí, organizado pela Superintendência do Porto Itajaí, foi um sucesso total. O público realmente ficou entretido com as palestras que foram apresentadas, as startups que estavam presentes, os apoiadores, patrocinadores do evento, todos ficaram muito contentes com o que puderam presenciar. Tivemos um networking muito forte entre as empresas, que geram, que trabalham com inovação e tecnologia. Inclusive, já nos cobraram para que no próximo ano, quem sabe, seja feito novamente o evento aqui em Itajaí. A definição de onde será realizado o próximo Inova Portos, é uma escolha entre os portos participantes, no caso em que se exista uma Autoridade Portuária, como aconteceram em Itaqui, Santos, e agora em Itajaí. Nesse sentido, as autoridades portuárias vão se organizar, ver quem tem interesse em realizar o evento e, logicamente, tendo o apoio direto do Governo Federal e de seus respectivos apoiadores, patrocinadores e colaboradores em geral”, conclui o Diretor Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza.
 
Entre os patrocinadores da 3ª edição do Inova Portos, destaque para a APM Terminals, Portonave e Van Oord. O evento também recebeu o apoio das empresas Hidrotopo, Univali, Eco Litoral e Coringa. Destaque também pela participação e apoio do Governo Federal através do Ministério de Portos e Aeroportos, e Município de Itajaí por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
 
Mais informações:
*Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.
*Texto: Bianca Luca – Estagiária SECOM/SPI (47) 3341-8067.
*Foto: SECOM/SPI
 
Autor: Luciano Sens
Fonte: SECOM Itajaí

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS