sábado, 20 de abril de 2024
Meio Ambiente
14/04/2023 | 21:09

Parceiros do Juntos Pelo Rio e equipe Holcim-PRB atuam em limpeza na Praia do Atalaia

Parceiros do projeto Juntos Pelo Rio e a equipe Holcim-PRB (SUI), competidora e atual líder do ranking geral da The Ocean Race, realizaram na tarde desta quinta-feira (13) uma limpeza na Praia do Atalaia. O evento resultou na coleta de aproximadamente 40 quilos de resíduos, em sua maioria plástico, que foram destinados à reciclagem. A ação, organizada pelo Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Semasa e Eco Local Brasil, reuniu cerca de 30 pessoas.
 
 “O meio ambiente e os oceanos são muito importantes para nós. Estamos impressionados com as atividades de sensibilização ambiental realizadas aqui. O evento foi um sucesso e estamos muito felizes”, comentou Hélène Carré, assessora de imprensa da equipe, que foi quem fez o contato com o projeto Juntos Pelo Rio.
 
O time Holcim foi recebido no Centro de Educação Ambiental (CEA), onde foram apresentadas às ações locais de conservação dos rios e oceanos antes de iniciarem o mutirão. Esta experiência também é uma forma de reforçar os compromissos do Município com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
 
Para o analista ambiental do INIS, Marcelo Bauke, apesar do vento, que dificultou a ação de limpeza, a equipe foi muito receptiva e teve um olhar atento. “O clima acabou prejudicando um pouco, mas o vento ajudou a mostrar o problema maior que a gente tem, que é a questão do microplástico”, explicou.
 
A The Ocean Race 2023 tem um programa científico de monitoramento dos oceanos. As cinco equipes participantes da classe IMOCA coletam dados e informações para pesquisas que irão diagnosticar os impactos da poluição marinha. O barco da equipe suíça Holcim-PRB recolhe amostras regulares de água durante a corrida para detectar a presença de microplásticos, que é um dos principais poluentes dos oceanos.
 
Legado The Ocean Race
 
Esta limpeza foi uma ação pontual de continuidade do projeto Juntos pelo Rio, que é um legado da The Ocean Race. A primeira edição da iniciativa ocorreu em 2012, como parte do Plano de Sustentabilidade da chegada da maior regata transoceânica do mundo em Itajaí. Desde então, todos os anos, o Semasa, a Superintendência do Porto de Itajaí e o INIS promovem, junto às organizações parceiras, o mutirão de limpeza e conscientização nos rios e praias da cidade. Em 2023, o evento chegou à sua 10ª edição e contou com a participação de 1.400 voluntários que recolheram 11 toneladas de resíduos.  
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS