quinta, 18 de abril de 2024
Meio Ambiente
14/04/2023 | 21:08

3º Fórum Kids de Sustentabilidade reúne 1.200 crianças na The Ocean Race Itajaí

O 3º Fórum Kids de Sustentabilidade agitou a semana na Vila da Regata de Itajaí. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e Eventos e ocorreu entre a quarta (12) e esta sexta-feira (14). Ao todo, foram recebidos 1.200 alunos dos quartos aos sextos anos das escolas municipais de Itajaí e região. A ação faz parte da programação da The Ocean Race Itajaí e busca conscientizar as crianças sobre seu papel na preservação dos oceanos.
 
Os estudantes conheceram a Vila da Regata, assistiram à apresentação teatral do projeto “Somos do Mar” e receberam um kit com lanche, um copo de uso contínuo e um sabão ecológico à base de óleo de cozinha reciclado. O teatro encantou alunos e professores, que saíram do evento conscientes sobre a importância de preservar os oceanos e reduzir ou reciclar resíduos gerados.
 
“Nós ficamos encantados com o projeto. O teatro foi incrível e a vivência que eles tiveram hoje contribui bastante para a conscientização quanto ao lixo no mar e a preservação”, destacou a supervisora pedagógica da Escola Municipal Catarina Benedita Guerreiro, de Porto Belo, Fabiana Antunes.
 
Para Micaeli Dias Pereira, aluna da rede municipal de ensino de Itajaí, a principal mensagem deixada pelo evento foi como o plástico descartável afeta a saúde dos mares. “O que eu mais gostei de aprender foi sobre o lixo e como ele prejudica os animais marinhos, até mesmo a gente. Quando jogamos plástico no mar, os peixes comem este plástico e depois nós comemos estes peixes e acabamos consumindo plástico também”, comentou.
 
As escolas participantes do 3º Fórum Kids de Sustentabilidade são dos municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Ao todo, 10 cidades participaram do evento: Itajaí, Balneário Piçarras, Luiz Alves, Bombinhas, Camboriú, Balneário Camboriú, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.
 
"O Fórum Kids é uma das muitas ações promovidas durante a The Ocean Race para envolver as crianças em ações ambientais e se mostra fundamental para criarmos essa consciência coletiva de preservação e amor pelo meio ambiente. Especialmente porque as crianças são grandes difusoras daquilo que acham interessante. Elas compartilham isso em casa, na escola e na comunidade onde vivem", afirmou o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Thiago Morastoni.
 
Santa Catarina Itajaí Host City é uma realização do Município de Itajaí, em parceria com o Governo de Santa Catarina e a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). O evento tem patrocínio do Semasa, Germânia, Weg, Multilog, Unifique, Balneário Shopping, Gomes da Costa, Jungheinrich, Focker e Transkat, além de apoio da Marina Itajaí. Saiba mais em theoceanraceitajai.com.br. 
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS