quinta, 28 de março de 2024
Saúde
01/04/2023 | 11:13

CTEA promove evento de conscientização sobre o autismo na próxima segunda-feira (03.04)

Na próxima segunda-feira (03), das 9h às 17h, o Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA) de Itajaí promoverá um evento de conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), na rua Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, no Centro. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo (02 de abril) e contará com rodas de conversa, massagem, panfletagem com orientações à comunidade e apresentação artística.
 
A partir das 9h, um grupo fará o trabalho de sensibilização, entrega de materiais e diálogo. Às 9h30, haverá uma roda de conversa com a equipe de profissionais do CTEA. Eles falarão sobre o trabalho realizado, a dinâmica de atendimento e também sobre o transtorno.
 
Às 11h, o grupo musical Suh e Elas se apresenta no local. A atração tem apoio da Fundação Cultural de Itajaí, por meio do edital de Intervenções Artísticas e Compra de Espetáculos. A banda é formada por Suh Wagner, cantora e violonista, Amanda Thomsen, baterista, e Bruna Gonçalves, saxofonista e flautista.
 
No período da tarde, por volta das 14h30, acontece mais uma roda de conversa. Desta vez, com a participação de adolescentes que estão no espectro autista, familiares, profissionais e demais interessados em conversar sobre autismo. Ao longo do dia haverá ainda sessões de massagem e entrega de material informativo.
 
A gerente do CTEA, Isabel Reinert, explica que a ação acontecerá no Centro da cidade, num local de grande circulação de pessoas, no intuito de aproximar a comunidade da temática do autismo, além de dar visibilidade ao trabalho realizado no Centro Especializado.
 
“Poucas cidades no Brasil possuem um centro de diagnóstico, habilitação e reabilitação especializado em autismo vinculado ao próprio Município. Itajaí é a única em Santa Catarina, somos pioneiros e referência neste sentido e este evento tem o objetivo justamente de nos aproximar ainda mais de pessoas com autismo, familiares e da própria comunidade, nesta data em que o mundo se mobiliza para conscientização sobre o transtorno”, destaca a gerente.
 
Sobre o CTEA
 
O Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA) de Itajaí é mantido pela Secretaria Municipal de Saúde e tem como objetivo realizar avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação clínica e social das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, contando com intervenção de uma equipe transdisciplinar. A unidade foi inaugurada em 2020 e realiza em média mais de 600 atendimentos por mês.
 
No CTEA, não há limite de idade para atendimento. Após a triagem, o paciente passará pelo processo de avaliação e habilitação/reabilitação pelo período de até um ano, conforme necessidade. O encaminhamento ao centro é feito pela unidade de saude de referência do paciente.
 
Fonte: SECOM Itajaí

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS