sexta, 29 de março de 2024
Geral
27/03/2023 | 16:19

10ª Edição do Juntos pelo Rio mobiliza 1,4 mil voluntários

O mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti mobilizou mais de 1,4 mil voluntários em Itajaí e Navegantes, neste sábado (25) pela manhã, para a limpeza do Rio Itajaí-Açu e sensibilização da comunidade. A 10ª edição recolheu resíduos não-recicláveis e recicláveis das margens dos rios e abordou temas como a preservação da água e o combate ao mosquito transmissor da dengue, por meio de oficinas de educação ambiental e blitz educativa.
 
A 10ª edição do Juntos Pelo Rio é promovida pelo Município de Itajaí, através do Semasa e Porto, com apoio de diversos órgãos, públicos e privados. O evento é alusivo ao Dia Mundial da Água, data celebrada na última quarta-feira (22), que busca a conscientização sobre o consumo da água. Ao todo, já foram recolhidas mais de 90 toneladas de resíduos desde a primeira edição e mais de 6 mil voluntários já participaram do evento. Os resultados somente desta edição devem ser divulgados na próxima semana.
 
O mutirão realizado pelos mais de 1,4 mil voluntários coletou resíduos orgânicos e recicláveis ao longo das margens dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim e seu entorno. Ao todo, 25 embarcações também se envolveram na ação. O lixo é recolhido separadamente para que os despejos possam ser encaminhados corretamente às cooperativas que farão a segregação dos recicláveis. Os participantes, de todas as idades, se dividiram em pontos estratégicos do município, com ponto de partida na Marina Itajaí e no estacionamento dos Molhes da Barra.
 
“Melhor do que explicar a importância de preservar o meio ambiente, é trazer as crianças para a prática neste mutirão. Se cada um fizer a sua parte e, no dia a dia, conseguir ensinar para as crianças, que são nosso futuro, acredito que começaremos a ter uma grande diferença a longo prazo”, destacou a voluntária, Vitória Beatriz Batista, que participou do evento acompanhada da filha Serena.
 
Além do mutirão de limpeza, a ação contou com oficinas de educação ambiental realizadas por parceiros do evento para atrair a atenção e a participação de toda a comunidade. Estas atividades aconteceram simultaneamente ao mutirão, em frente à sede da Associação Náutica de Itajaí (ANI), na avenida Beira-Rio. O evento contou ainda com uma blitz educativa sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti com participação dos agentes de endemias do município, agentes de trânsito da Codetran (Coordenadoria de Trânsito de Itajaí), Guarda Municipal e do Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré.
 
Legado de sustentabilidade
 
“É muito gratificante chegar a 10ª edição do evento com tanta participação da comunidade e tantos parceiros. Este é um legado que deve conscientizar as pessoas para sua rotina ao longo de todo o ano, não apenas no evento. Estamos muito felizes em realizar mais um Juntos pelo rio às vésperas da The Ocean Race 2023, que foi o evento que inspirou essa ação” comenta Natália Pires, Relações Públicas do SEMASA.
 
A ação é um dos legados de sustentabilidade da The Ocean Race, já que a iniciativa foi idealizada na primeira passagem da regata por Itajaí. O evento aconteceu quatro dias antes da abertura da Ocean Live Park, na próxima quarta-feira (29), Centreventos.
 
“Nos próximos dias estaremos abrindo a Vila da Regata e vamos reafirmar nossos compromissos com os mares limpos. Além disso, o evento reforça os cuidados para a não proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que provém da falta de cuidados como estes realizados aqui”, enfatizou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
 
A 10ª edição do Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti é uma realização do Município de Itajaí, por meio do Porto e Semasa, com apoio da Defesa Civil, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Gerência de Controle de Zoonoses, Coordenadoria de Trânsito, Guarda Municipal Ambiental, Recicla Itajaí, Maersk, Ambipar Response, APM Terminals, Braskarne, Praticagem (Itajaí e Navegantes Pilots), Eco Litoral, Eco Análises, Usina Litoral, Royal Cargo, Instituto Crescer, Allber, Poly Logística, Univali, Escola Politécnica da Univali, Medlog, Equilibrios, Associação Náutica de Itajaí (ANI), Agenda 21, Unificado, Allog, Marina Itajaí, Itamirim, CTIL, Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, BR Partners, Sacolão Direto do Campo, Cetric, Câmara de Vereadores Itajaí, Bompack, Inoven, Valle Ambiental, Hobby Share, Gomes da Costa, SC Portos, Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI), Marinha do Brasil, IFSC, NGI Sul, Vale Indústria, VS Operador Logístico, Trocadeiro, Cooperfoz, Comitê da Bacia do Itajaí, OGMO, Barra do Rio, Farol Indústria, Projeto de Monitoramento de Praias - Bacia de Santos, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Itajai Sailing Team, Portonave, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí e Bombeiros Voluntários de Navegantes. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS