quarta, 17 de abril de 2024
Geral
22/03/2023 | 16:43

The Ocean Race Itajaí será destaque em acessibilidade e inclusão

De volta à Itajaí, a The Ocean Race 2023 será destaque em acessibilidade e inclusão. Nesta edição, o evento ampliou as ferramentas para garantir que todos os visitantes possam curtir as atrações da Vila da Regata. Haverá acessos prioritários, cardápios em audiodescrição, balcão de acessibilidade, intérpretes de libras e muito mais. O Centreventos abre ao público de 29 de março a 23 de abril.
 
O Plano de Acessibilidade da The Ocean Live Park, a Vila da Regata de Itajaí, busca garantir a integração, autonomia e segurança. Por isso, além das medidas comuns como banheiros adaptados para cadeirantes, o evento contará com: distribuição de canudos articulados para pessoas com mobilidade reduzida; cadeiras de rodas; intérpretes de libras durante todos os dias; pulseira de identificação para pessoas autistas; estacionamento, entrada e assentos prioritários para pessoas com deficiência, obesos, idosos, gestantes, lactantes e autistas.
 
“A The Ocean Race é um grande evento feito para toda a família. E conta com várias estratégias para que pessoas com deficiências possam acessar e aproveitar a Vila da Regata. Estamos preparados para garantir inclusão e acessibilidade”, ressalta o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Thiago Morastoni.
 
Para garantir que tudo esteja em ordem durante os dias de evento, a Comissão de Acessibilidade do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Itajaí (Comadefi) visitou a montagem da vila nesta semana. “Foi uma oportunidade valiosíssima para ajustarmos alguns detalhes e intensificarmos a capacitação aos prestadores de serviço do evento”, destaca Thiago Morastoni.
 
Essa é a quarta vez que a The Ocean Race passa por Itajaí e a acessibilidade e a inclusão são pautas de destaque. A ampliação e aperfeiçoamento desses serviços busca garantir que tanto pessoas com deficiência quanto os familiares que os acompanham possam aproveitar na totalidade o maior evento de vela do planeta.
 
Conheça todos os mecanismos de acessibilidade
 
A The Ocean Live Park Itajaí contará com Balcão de Acessibilidade para pessoas com deficiência. Esse espaço de informações estará disponível na entrada do evento e o público poderá tirar suas dúvidas sobre a localização de ambientes, banheiros, restaurantes, entre outras. O atendimento acontece das 18h às 22h nos dias de semana e, das 12h às 22h, nos feriados e finais de semana.
 
O evento disponibilizará também acessos prioritários para idosos com mais de 60 anos, gestantes, deficientes físicos ou com mobilidade reduzida, pessoas com obesidade e autistas. A The Ocean Race Itajaí ainda vai garantir vagas de estacionamento e assentos prioritários para o público com deficiência, além de banheiros acessíveis.
 
Outra opção disponibilizada são as pulseiras de identificação para pessoas com autismo. Também haverá bengalas, cadeiras de rodas e distribuição de canudos articulados para pessoas com mobilidade reduzida durante os 26 dias de evento. Os itens estarão disponíveis para serem retirados no Balcão de Acessibilidade.
 
Os cardápios do evento estarão gravados em áudiodescrição para pessoas com deficiência visual. Eles serão disponibilizados em bares, restaurantes e no Balcão de Acessibilidade, por meio de QR Code.
 
A Vila da Regata oferecerá ainda uma equipe de intérpretes de libras que estará disponível durante todos os dias da festa, incluindo na abertura do evento. Os demais grupos de trabalho da Vila da Regata foram treinados e qualificados para auxiliar na acessibilidade. Os espaços também possuirão QR code para facilitar o acesso do público à informação.
 
Além disso, o Centreventos contará com uma estrutura acessível para ajudar na movimentação das pessoas com mobilidade reduzida ou usuários de cadeira de rodas. Serão colocadas rampas de acesso por toda a estrutura.
 
A Ocean Live Park Itajaí deve receber mais de 500 mil pessoas neste ano. A última etapa realizada na cidade movimentou mais de R$ 80 milhões na economia de Santa Catarina, beneficiando diversos setores da cidade e estado.
 
Santa Catarina Itajaí Host City é uma realização do Município de Itajaí, em parceria com o Governo de Santa Catarina e a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). O evento tem patrocínio do Semasa, Germânia, Weg, Multilog, Unifique, Balneário Shopping, Gomes da Costa, Jungheinrich, Focker e Transkat, além de apoio da Marina Itajaí. Saiba mais em theoceanraceitajai.com.br. 

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS