Os olhares dos amantes do Padel estarão voltados para Camboriú neste final de semana. A cidade é o palco da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Padel de 2023. Ao todo, 900 atletas, que formam 450 duplas, irão participar da competição que será realizada no Delta Padel, localizado na Rua Antônio Lopes Gonçalves Bastos, no Bairro Rio Pequeno. A etapa teve início nesta sexta-feira, dia 17, e será disputada até domingo, dia 19. O Campeonato Brasileiro envolve atletas desde os 10 anos de idade até 55 anos.
“Ficamos sempre muito felizes em receber competições de alto nível em nosso município. Além de projetar o nome de Camboriú no cenário nacional, a etapa do Campeonato Brasileiro de Padel traz muitas pessoas ao município, gerando um aumento de consumo e um aquecimento na economia”, define o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Renato Pedro da Conceição Júnior (Renatinho Jr).
A competição será disputada nas seguintes categorias:
a) Categoria profissional feminina;
b) Categorias amadoras 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª;
c) Categorias sênior masculinas 35A, 35B, 35C, 35D, 45A, 45B, 45C, 55A e 55B;
d) Categorias sênior femininas 30A, 30B, 30C, 40A, 40B e 50A;
e) Categorias de menores masculina e feminina Sub 10, Sub 12, Sub14, Sub16 e Sub18.
Mas o que é Padel?
O padel é um jogo disputado entre duas duplas. A bolinha é a mesma do tênis, mas a quadra tem algumas diferenças. A quadra de padel tem 20 metros de comprimento por 10 metros de largura, paredes nos fundos e em parte das laterais. Algumas utilizam vidro ou blindex nas paredes. O mais comum é o cercamento por telas ou alambrados de metal, sendo que o piso pode variar do cimento à grama artificial.
O diferencial do padel em relação aos outros esportes de raquete é a interação das paredes, uma vez que elas recolocam a bola em jogo. A contagem do jogo segue as mesmas regras do tênis: para fechar um game é preciso ganhar, no mínimo, quatro pontos. As partidas são disputadas em games ou sets.