terça, 28 de março de 2023
Geral
16/03/2023 | 20:49

Porto de Itajaí recebe 14ª atracação de navio Roll On Roll Off

O Porto de Itajaí recebeu sua 14ª atracação de navio na modalidade Roll On Roll Off, nesta quinta-feira (16), com a embarcação "EURASIAN HIGHWAY”. 
 
O navio atracou no berço 02 da APMT (área A – arrendada), trazendo a bordo 1.027 veículos importados das montadoras alemã BMW e da norte-americana General Motors (GM). 
 
A operação de desembarque dos veículos foi realizada pela SC Portos. De acordo com a Coordenadoria de Operações e Inteligência da Fiscalização (COINF/SPI), o peso total dos veículos que foram transportados neste desembarque foi de 1.852 toneladas. 
 
Com procedência do Porto de Santo Domingo (República Dominicana), e bandeira do Japão, a embarcação possui 199,97 metros de comprimento por 32,26 metros de boca (largura).
 
Ao desatracar e após encerrar todos os desembarques dos veículos, seguirá destino marítimo ao porto de Zarate, localizado na Argentina. 
 
“O Porto de Itajaí se destaca no setor logístico, entre os demais portos Brasileiros pelo sistema Roll On Roll Off, realizado mensalmente a quase um ano. Por meio de sua eficiência e responsabilidade dos nossos trabalhadores portuários, e do sucesso deste tipo de operações, comprova-se constantemente que o Porto de Itajaí está apto para este tipo de movimentação. O intuito da Autoridade Portuária, é proporcionar ao Porto de Itajaí inovação operacional e tecnológica, e também o aprimoramento em todos os setores, com segurança e excelência”, destaca Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.
 
A última atracação deste modal ocorreu no início deste mês, 02, com o navio Cape Town Highway, trazendo a bordo 756 veículos das montadoras BMW e General Motors (GM).
 
A soma das 14 atracações, que iniciaram em 16 de março de 2022, totalizaram até o momento, 10.843 veículos desembarcados, e 20.231 mil toneladas movimentadas no Porto de Itajaí.
 
“Neste mês de março, o Porto de Itajaí realizou duas operações na modalidade Roll On Roll Off. Esta operação reforça a economia local e de Santa Catarina, na qual, é possível através de um trabalho realizado em equipe e desenvolvido com extrema capacitação, comprovando a eficiência de uma Autoridade Portuária Pública e Municipal. O nosso Porto é referência nacional neste tipo de operação, considerando também, o excelente desempenho logístico necessário para esta modalidade. Essa operação coopera significativamente na economia regional, estadual e nacional. O sucesso do Porto de Itajaí é reflexo de um trabalho em equipe, desenvolvido com muito comprometimento”, conclui o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
 
Após o desembarque dos veículos, o procedimento consiste na deslocação dos veículos para os pátios da ValePort, e do Recinto Alfandegado Contíguo (RAC), onde acontecem a devida vistoria.
 
Posteriormente, os automóveis são embarcados em caminhões cegonheiras, sendo destinados para outras cidades e estados do Brasil.
 
Mais informações:
 
Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.
 
*Texto: Bianca Luca - Estagiária SECOM/SPI (47) 3341-8095.
*Fotos:
George Henrique M. Pereira – Inspetor de Segurança (COSEG/SPI);
Iris Furlanetto – Agente de Autoridade Portuária (COSEG/SPI);
Rodrigo Steffen – Agente de Autoridade Portuária (COSEG/SPI).
 
Fonte: Porto de Itajaí

JORNAL IMPRESSO
24/03/2023
17/03/2023
10/03/2023
03/03/2023

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS