quinta, 28 de março de 2024
Cultura
16/03/2023 | 19:05

Conservatório promove Oficina da Canção Brasileira com João Cavalcanti

O programa de formação complementar do Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Nieheus recebem, em sua primeira edição deste ano, a Oficina da Canção Brasileira com o cantor, compositor e produtor musical, João Cavalcanti (RJ). O evento ocorrerá na próxima quarta-feira (22), às 15h30, no auditório da Casa da Cultura Dide Brandão. A entrada é franca e aberta ao público interessado.
 
João Cavalcanti é jornalista de formação e não imaginou que seguiria a mesma carreira do pai, o músico Lenine. Foi fundador e vocalista do grupo Casuarina por 16 anos, eleito melhor grupo de samba por duas vezes no Prêmio da Música Brasileira. Lançou oito CDs e dois DVDs, fez várias turnês para a Europa, Estados Unidos e Canadá, além de shows em diversos lugares do mundo como Malásia, Cuba, Israel e Angola. Em setembro do ano passado, juntamente com Alfredo Del Penho, Moyseis Marques e Pedro Miranda, apresentou o show do disco Desengaiola (indicado ao Grammy Latino 2022) na 24ª edição do Festival de Música de Itajaí.
 
A oficina da canção brasileira será em formato roda de conversa e serão abordados temas em torno da canção brasileira, suas definições e principais compositores, a invenção da brasilidade por entre os arquétipos do samba-exportação e o refinamento da crônica musicada no samba. Outros tópicos que também fazem parte da oficina são: as múltiplas formas de se compor em parceria, o chorinho letrado, a especialização do letrista e também a era dos festivais e a invenção da MPB sob a ótica da repressão, além da geração de poetas que consolidou a canção popular brasileira como um gênero literário.
 
O programa de formação complementar do Conservatório tem como objetivo ampliar conhecimentos e proporcionar vivências entre músicos, professores convidados, alunos e comunidade em geral. De forma gratuita, proporciona workshops, oficinas, concertos didáticos e rodas de conversa.
 
Serviço:
Oficina da Canção Brasileira com João Cavalcanti
Dia 22 de março (quarta-feira), às 15h30
Auditório da Casa da Cutura Dide Brandão – rua Hercílio Luz, 655, Centro – Itajaí
Entrada franca. Não é necessário fazer inscrição prévia.
 
Fonte: SECOM Itajaí

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS