quinta, 28 de março de 2024
Saúde
14/03/2023 | 18:07

Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com a síndrome mão-pé-boca

O Município de Itajaí, através da Secretaria de saúde, orienta sobre os cuidados com a síndrome mão-pé-boca. A doença, que é comum na população infantil nesta época do ano, é caracterizada por lesões vesiculares nas regiões das mãos, pés e boca. A recomendação é que em caso de sintomas, busque atendimento na Unidade de Saúde mais próxima para receber tratamento e que a Vigilância Epidemiológica seja avisada da condição para monitoramento.
 
Além das manchas e vesículas, a síndrome pode causar febre, mal-estar e até úlceras. Após um ou dois dias, há ocorrência de lesões dolorosas na cavidade oral, normalmente encontradas na língua, palato e mucosa bucal. Os pequenos machucados nas mãos e pés se desenvolvem, sendo também comum em nádegas e região genital da criança. Em média, o paciente se recupera da síndrome entre 07 e 10 dias.
 
O tratamento exige repouso, alimentação leve e boa ingestão de líquidos. A febre pode ser controlada com antitérmico com prescrição médica. Além disso, a virose é autolimitada e, consequentemente, tem regressão espontânea.
 
A Secretaria orienta ainda para que os responsáveis adéquem a alimentação dos pequenos que estiverem com sintomas, optando por opções pastosas (como mingau e purê), além de bebidas geladas (sucos, chás e água). As crianças devem ficar em repouso durante o período da infecção. É importante que o contato direto (beijos e abraços) seja evitado nesse período e que as superfícies e os artigos de uso da criança estejam sempre higienizados. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS